Comunidade universitária pode participar de Maratona de Inovação em Ponta Porã

Até 4 de novembro, estão abertas as inscrições para a Maratona de Inovação da Ponta Agrotec 2025. A competição será realizada durante o evento, no Magestic Hall, em Ponta Porã, pelo Ecossistema Fronteiras da Inovação de Ponta Porã. A UFMS é uma das instituições que integram a iniciativa.

“Participamos desde o início do Ecossistema de Inovação e, com as outras instituições de ensino superior, temos contribuído para fortalecer o desenvolvimento e o amadurecimento da comunidade de Ponta Porã na busca por soluções e apoio às empresas. Em parceria, já realizamos algumas oficinas de ideação com nossos estudantes e a intenção é fomentar ações como Hackthon e outros eventos”, explica o diretor do Câmpus da UFMS de Ponta Porã (CPPP), Leonardo Silva.

A Maratona de Inovação tem como objetivo estimular o empreendedorismo criativo, o trabalho em equipe e o desenvolvimento de projetos com impacto real para a região de fronteira. Durante dois dias, dez equipes participarão de mentorias, oficinas e etapas práticas de desenvolvimento, apresentando soluções que unam tecnologia, sustentabilidade e inovação.

O desafio é voltado a estudantes, empresários e entusiastas da inovação, que serão provocados a criar soluções criativas para o tema Inteligência Territorial e Conectividade, eixo que aborda o uso da tecnologia e da informação para impulsionar o desenvolvimento no ambiente rural. As vagas são limitadas a dez equipes.

Para realizar a inscrição, é necessário cadastrar-se na Ponta Agrotec (clique aqui). Em seguida, é obrigatório ler o edital, disponível na página da inscrição e preencher o formulário. É importante conferir se cada participante está inscrito individualmente no evento e na programação da maratona, além de registrar a equipe completa no formulário oficial.

De acordo com os organizadores, mais do que uma competição, a Maratona de Inovação será um espaço de aprendizado, conexão e protagonismo regional. O evento integra o propósito da Ponta Agrotec 2025 de ser uma plataforma de inovação, sustentabilidade e desenvolvimento para o agronegócio e a economia da fronteira Brasil–Paraguai.

A iniciativa será coordenada pela diretora científica da Ponta Agrotec, Tassiara Baldissera, e pelo analista territorial do Sebrae e secretário executivo do Ecossistema Fronteira da Inovação, Émerson Paulo Santos. A atividade contará ainda com a orientação do facilitador do Sebrae Raphael Jara, além do apoio de mentores convidados, que auxiliarão os times nos temas técnicos e contribuirão para o desenvolvimento de soluções inovadoras voltadas ao setor agro.

Ao final da maratona, as melhores ideias e soluções apresentadas serão premiadas, a partir de critérios definidos pela própria organização do evento Ponta Agrotec, em conjunto com o comitê científico, alinhados aos objetivos do ecossistema. Além de troféus e medalhas, serão concedidos smartwatches, caixas de som e carregadores portáteis.

Texto: Vanessa Amin, com informações da Assessoria de Comunicação da Ponta Agrotec