Estudantes, servidores e a comunidade externa podem se cadastrar para participação voluntária no Conselho de Usuários da UFMS. A ferramenta participativa, prevista na Lei Nº 13.460, de 2017, permite a avaliação dos serviços prestados pela Universidade, sugestões de melhorias e exposição de ideias para gestores públicos.
Qualquer pessoa pode se voluntariar para ser conselheiro, sem a necessidade de eleições ou qualquer outro processo seletivo. Para se inscrever, o interessado deve realizar login com o Gov.br na plataforma, escolher a opção “Tornar-se Conselheiro” disponível na aba superior e selecionar quais serviços públicos gostaria de avaliar. Na lista de serviços, é preciso adicionar a UFMS.
Atualmente, a UFMS conta com 57 conselheiros voluntários cadastrados na Plataforma Virtual do Conselho de Usuários de Serviços Públicos, desenvolvida pela Controladoria-Geral da União (CGU). “Desse total, 55 conselheiros atuam de forma geral na avaliação de todos os serviços públicos da Universidade, e 2 estão vinculados especificamente a serviços determinados: “obter diploma ou 2ª via de diploma de graduação’ e ‘Participar de processo seletivo para curso de graduação'”, destaca a ouvidora da Universidade, Mariane Wolf.
Para ela, a iniciativa amplia os canais de diálogo e garante que as políticas públicas da Universidade estejam alinhadas às necessidades de seus usuários. “O Conselho de Usuários é mais uma ferramenta utilizada pela UFMS para reafirmar seu compromisso com a gestão participativa e a escuta ativa da comunidade. Trata-se de uma ferramenta cidadã, voluntária e digital, que amplia os canais de diálogo e garante que as políticas públicas da Universidade estejam alinhadas às necessidades dos seus usuários. E a experiência da UFMS tem demonstrado que a interação entre gestão e sociedade fortalece a cultura de integridade, transparência e melhoria contínua dos serviços públicos”, ressalta.
Mais informações sobre os Conselhos de Usuários de Serviços Públicos podem ser consultadas aqui.
Texto: Thalia Zortéa
