Comunidade acadêmica pode obter desconto na realização do TOEFL iBT

Pesquisadores, professores, técnicos administrativos e estudantes da UFMS poderão realizar o exame TOEFL iBT com desconto de 15%. A oferta é da Educational Testing Service (ETS) a todos os integrantes das universidades associadas do Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras (GCUB).

O pagamento da taxa e a inscrição para receber o voucher de desconto devem ser feitos até as 23h59 do dia 31 de janeiro. Após a obtenção do voucher, a realização do exame poderá ser feita em até um ano.

O diretor da Agência de Internacionalização e de Inovação (Aginova), Saulo Gomes Moreira, informou que este exame de proficiência da língua inglesa é um pouco mais ampliado, pois avalia habilidades como a capacidade de ouvir, entender e interpretar, de leitura, de falar e de escrever. “Com essas quatro dimensões, o exame permite a avaliação e identificação do nível de proficiência de quem o realiza. É um exame importante, pois, a partir da certificação, a pessoa pode utilizar essa comprovação de que tem um nível de domínio na língua inglesa e isso pode ser uma exigência para a participação em programas de mobilidade acadêmica internacional, em programas de pós-graduação e em diversos outros tipos de ações”, ressaltou.

O passo a passo para a aquisição do benefício está neste link, na página da Aginova. No preenchimento do formulário, será necessário anexar uma declaração de vínculo assinada por representante da instituição, comprovante de matrícula ou carteira funcional.

GCUB

O Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras foi criado em 2008, ainda com o nome de Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras. O objetivo é a promoção de relações acadêmicas, científicas e culturais entre as instituições associadas e os parceiros internacionais. “Por meio de diversos programas, projetos e ações em conjunto, as cerca de 90 universidades que integram o grupo podem se inserir no processo de internacionalização, que tem papel fundamental de desenvolver as pessoas, difundir o conhecimento e promover o intercâmbio científico e cultural para que todo esse processo seja mais rico”, indicou o diretor da Aginova.

O professor informou, ainda, que a UFMS já desenvolveu diversas ações junto à GCUB relacionadas à internacionalização, como programas de mobilidade acadêmica internacional com as universidades do México e da Colômbia, e também a oferta de cursos “Tivemos recentemente um curso de introdução à cultura chinesa e um de introdução à cultura libanesa, então, são diversas ações desenvolvidas por meio dessa parceria”, falou.

Texto: Ariane Comineti

(Matéria alterada devido à prorrogação do prazo de inscrições, no dia 27 de janeiro às 15h44)