Comunicação conta com participação da comunidade universitária

A informação é essencial no momento importante que vivemos de esforço coletivo para o combate ao avanço do novo coronavirus (Covid-19). Por isso a equipe da Agência de Comunicação Social e Científica (Agecom) da UFMS segue sua missão de manter a comunidade informada e atualizada.

“A informação de qualidade e com credibilidade é muito importante sempre, mas ainda mais neste momento. Estamos focados em divulgar os serviços para a comunidade universitária, mas também em proteger a nossa própria equipe” disse a diretora da Agecom, profa. Rose Mara Pinheiro.

Em função da adoção do teletrabalho para 100% da comunidade universitária, medida de proteção estabelecida pelo Comitê Operativo de Emergência (COE/UFMS), a Agecom passa a contar ainda mais com a colaboração de professores, técnicos-administrativos e estudantes.

Para manter a produção ativa e dinâmica em todos os canais institucionais e para que as notícias continuem chegando a todos com informações bem apuradas e por meio do site, rádio, tv e mídias sociais, a equipe da Agecom irá solicitar aos entrevistados o envio de áudios e vídeos feitos de suas casas com seus celulares.

Confira as orientações para áudios:

1. Os áudios poderão ser enviados pelo aplicativo de conversas para o repórter que entrou em contato para a entrevista;
  2. Grave em um local silencioso, mas que não resulte em ecos. Se julgar necessário faça um teste antes de gravar as informações;
  3. Se possível grave sentado ou em pé sem caminhar, para evitar o barulho de passos ou movimentos bruscos;
  4. Segure o botão de gravação alguns segundos antes de começar a falar até alguns segundos depois de terminar de falar, para garantir que toda a informação tenha sido capturada;
  5. Identifique-se informando seu nome, cargo ou função, curso ou unidade e campus..

As orientações para a gravação dos vídeos podem ser conferidas em um tutorial na página da TVU UFMS e também a seguir:

1. Faça a gravação com o celular na posição horizontal:
  • Para gravar a si mesmo use a câmera frontal e no modo selfie, no enquadramento com você no centro da tela, sem cortar a cabeça e sempre olhando para a câmera,
  • Para gravar ambientes use a câmera traseira do celular.
  1. Escolha um local bem iluminado e silencioso:
  • Dê preferência à luz apontada para seu rosto,
  • Para melhorar o áudio utilize o fone de ouvido que possui microfone.
  1. Faça um roteiro antes de gravar e ensaie algumas vezes para minimizar os erros;
  2. Faça um vídeo que tenha entre um e três minutos de duração;
  3. Finalize o vídeo identificando-se com seu nome, cargo ou função, curso ou unidade e campus.
  4. Envie o vídeo por e-mail para que a qualidade do material seja mantida.

Texto: Ariane Comineti – com informações da TVU UFMS e da Rádio Educativa UFMS