O Comitê de Gestão de Espaços, Logística Sustentável, Acessibilidade e Segurança – CGELAS, é um dos comitês integrados ao Comitê de Governança Institucional – CGI, estabelecido no Sistema Governança Institucional da UFMS, por meio da Resolução nº 400-COUN/UFMS, de 21 de março de 2025, com a finalidade de promover da melhor forma a gestão dos espaços físicos, da logística sustentável, da acessibilidade e da segurança na UFMS.
As competências específicas do CGELAS são:
- revisar e monitorar a execução do Plano de Logística Sustentável – PLS da UFMS;
- elaborar e monitorar a execução do Plano Anual de Contratações – PAC e do Plano de Contratação de Tecnologia da Informação e Comunicação – PCTIC da UFMS;
- monitorar os contratos administrativos de maior vulto e os contratos essenciais ao alcance dos objetivos estratégicos do órgão ou entidade vinculada;
- promover audiências públicas e estimular a participação voluntária para a melhoria e consolidação das práticas e resultados estabelecidos pelo Plano de Logística Sustentável;
- avaliar e propor programas de eficiência energética, uso e conservação de água;
- propor critérios e práticas de sustentabilidade nas aquisições, contratações, utilização dos recursos públicos, desfazimento e descarte;
- elaborar o Plano Diretor de Desenvolvimento dos Câmpus da UFMS;
- propor normas para utilização dos espaços físicos da UFMS;
- realizar ações que objetivem eliminar as barreiras de natureza arquitetônica, comunicacional, pedagógica, instrumental, legal (políticas) e atitudinal; com interlocução com grupos de pesquisa e especialistas da UFMS na análise e na elaboração de propostas com uso de tecnologias e inovações para melhor uso e acessibilidade dos espaços físicos;
- produzir relatórios acerca da acessibilidade e do uso dos espaços institucionais para ajustes no Plano de Desenvolvimento Institucional e nos Planos Diretores;
- promover a interlocução com grupos de pesquisa e especialistas da UFMS na análise e na elaboração de propostas com uso de tecnologias e inovações para melhor uso e acessibilidade dos espaços físicos; e
- opinar em assuntos de atuação do Comitê.
O CGELAS é composto pelos seguintes membros: Pró-Reitor de Administração e Infraestrutura; Pró-Reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional; Pró-Reitor de Cidadania e Sustentabilidade; Diretor da Diretoria de Avaliação Institucional; Diretor da Agência de Tecnologia da Informação e Comunicação; Diretores das Diretorias da Pró-Reitoria de Cidadania e Sustentabilidade; Diretores das Diretorias da Pró-Reitoria de Administração e Infraestrutura; Diretor da Prefeitura Universitária; um especialista na área de Logística Sustentável; e um especialista na área de Contratações.
- Calendário de Reuniões Ordinárias do Comitê em 2025:
- 1ª Reunião – 29 de abril (terça-feira);
- 2ª Reunião – 16 de junho (segunda-feira);
- 3ª Reunião – 8 de setembro (segunda-feira); e
- 4ª Reunião – 1º de dezembro (segunda-feira).
PLANO DE GESTÃO CGELAS 2025
O CGELAS elaborou para o ano de 2025 um Plano de Gestão voltado para conduzir as atividades relacionadas a utilização de espaço físico, logística sustentável, acessibilidade e segurança, e desenvolver iniciativas de educação e sensibilização da comunidade acadêmica sobre boas práticas em sustentabilidade, acessibilidade e segurança.
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PLANO INTEGRADO DE SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIOS 2025-2027
Com o objetivo da preservação da vida, do meio ambiente e do patrimônio, de acordo com o Plano de Desenvolvimento Institucional, a UFMS elaborou o Plano Integrado de Segurança contra Incêndios 2025-2027 contendo orientações para melhorar a consciência prevencionista dos servidores da Instituição, por meio da legislação atualizada, com vistas à prevenção de incêndios e acidentes.
O Plano possui os seguintes objetivos: capacitar e manter atualizados o quantitativo de brigadistas por unidade conforme exigência legal (Port. CBMMS nº 411/2025); adequar as edificações da UFMS às normas vigentes de segurança contra incêndios; assegurar que todas as unidades da UFMS disponham de plano de emergência atualizado, com rotas de fuga devidamente sinalizadas e lista impressa dos brigadistas designados, incluindo suas respectivas funções durante situações de evacuação; fortalecer a cultura de prevenção e resposta a emergências, promovendo campanhas educativas voltadas à comunidade universitária; e criar banco de dados com atualização regular contendo: quantitativo de brigadistas ativos por lotação, situação dos CVCBM, porcentagem de área construída em conformidade com normas de segurança.
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PLANO DE ACESSIBILIDADE 2025-2027
Aprovado pela Resolução CD nº 607, de 27 de agosto de 2025, o Plano de Acessibilidade 2025-2027 tem como finalidade assegurar a acessibilidade universal nos espaços físicos e nos serviços ofertados, contemplando múltiplas formas de locomoção, plataformas e modelos educacionais. Abrange também a acessibilidade linguística para surdos, surdocegos, estrangeiros e povos indígenas, bem como a acessibilidade informacional e comunicacional, promovendo a inclusão e a equidade para toda a comunidade acadêmica.
O Plano de Acessibilidade da UFMS está estruturado em 5 eixos estratégicos: Eixo 1 – Inclusão, permanência e sucesso acadêmico; Eixo 2 – Manutenção e ampliação da Infraestrutura acessível; Eixo 3 – Ensino, pesquisa, extensão e inovação com foco na inclusão; Eixo 4 – Acessibilidade linguística, comunicacional, informacional e digital; Eixo 5 – Gestão de pessoas e cultura institucional inclusiva.
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POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE
A Política de Sustentabilidade da UFMS alinha-se ao Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI, integrado ao Projeto Pedagógico Institucional – PPI e ao Sistema de Governança Institucional – Sigovi, tendo como finalidade a promoção de boas práticas ambientais, sociais e de governança na Universidade, voltadas ao desenvolvimento sustentável.
Dessa forma, a UFMS atualizou sua Política de Sustentabilidade, por meio da Resolução Coun nº 430, de 28 de agosto de 2025, a qual está alicerçada nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS, estabelecidos na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas e pelo governo federal.
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PLANO DIRETOR DE LOGÍSTICA SUSTENTÁVEL
O Plano Diretor de Logística Sustentável – PLS da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, instituído na administração pública pelo Decreto nº 7.746, de 5 de junho de 2012, é uma ferramenta abrangente, projetada para detalhar, de modo claro e mensurável, objetivos, metas e indicadores de desempenho, além de especificar as ações a serem implementadas, os responsáveis por sua execução, os prazos e a análise de riscos inerentes às diversas iniciativas de sustentabilidade da Universidade. A finalidade deste plano é promover a melhoria contínua da eficiência operacional e da responsabilidade socioambiental em todas as esferas de atuação da instituição.
| Para consultar o Plano Diretor de Logística Sustentável 2025-2027 na íntegra, acesse: | Download |
OUTROS PLANOS, PROGRAMAS E NORMAS DEFINIDAS PELO CGELAS
| Manual de Gestão e Fiscalização de Contratos, Convênios e Instrumentos Congêneres e dos Procedimentos para Aplicação de Sanções Administrativas às Empresas Contratadas da UFMS. | Download | |
| Programa UFMS Carbono Neutro 2025-2027 | Download | |
| Diretrizes, disposições objetivos do Plano de Contratações Anual e do Sistema de Planejamento e Gerenciamento de Contratações | Download |
