Comissão Governamental criada para dar apoio à SBPC realiza primeira reunião

Foi realizada hoje, dia 3, a primeira reunião com a Comissão Governamental criada para dar Suporte à 71ª edição da Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que será realizada de 21 a 27 de julho na UFMS.

A comissão conta com representantes de 13 entidades governamentais e de duas entidades convidadas que estão escalados para contribuir com a organização da SBPC, evento que irá movimentar não só a capital, mas todo o estado de Mato Grosso do Sul.

“O Governo do Estado é um grande parceiro na realização da SBPC. Desde o início o governo se manifestou prontamente em apoiar e fazer com que Mato Grosso do Sul se torne capital da ciência e inovação no Brasil inteiro, e em 2018 criou, em dezembro, uma Comissão Governamental que vai dar apoio a este evento de forma transversal. É uma equipe de qualidade, de altíssima competência, para que a gente consiga realizar a SBPC com muita tranquilidade”, afirma o reitor Marcelo Turine.

As entidades da comissão contribuirão auxiliando e dando ideias sobre as questões acerca da logística e da infraestrutura da Reunião Anual, como explica a assessora técnica da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), Marina Dobashi. “O principal objetivo da comissão é dar suporte à infraestrutura e a logística do evento, além da participação efetiva do Governo do Estado junto a SBPC, que além da parte de apoio financeiro tem também o nosso apoio com as pessoas, como os representantes de turismo e cultura. Tudo o que estiver acontecendo na SBPC, o governo vai estar participando efetivamente com as pessoas e com o que nós temos de estrutura para oferecer para esses visitantes que vierem para Mato Grosso do Sul”.

Também fazem parte da comissão as entidades: Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), Secretaria de Estado de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast), Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra), Secretaria de Estado de Saúde (SES), Secretaria de Estado de Educação (SED), Subsecretaria de Comunicação (Subcom), Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (Fundect), Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), Polícia Militar de Mato Grosso do Sul (PMMS), Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul (CBMS), Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Detran-MS) e Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur). A Prefeitura Municipal de Campo Grande (PMCG) e a própria UFMS são os órgãos convidados que integram a comissão.

Texto e foto: Leticia Bueno