Comemoração do Dia do Zootecnista reúne acadêmicos e ex-acadêmicos

No símbolo da Zootecnia podemos ver um trevo, que representa a nutrição animal, e uma cabeça bovina, representando a produção animal. Esses elementos mostram que a profissão tem tanto a ver com a medicina veterinária quanto com a agronomia.  E, para lembrar da sua importância, comemora-se no dia 13 de maio o Dia do Zootecnista.

Para marcar essa data especial, o curso de Zootecnia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) promoveu, na última sexta-feira, uma palestra com professor Ivo Busato, que abordou vários aspectos sobre a profissão e seus avanços científicos. Alunos e ex-alunos participaram da ação. Após o evento, houve um almoço em comemoração ao dia.

Para a Vice-reitora Camila Ítavo, esse evento mostra a qualidade da formação da UFMS. “Conversar com os ex-acadêmicos e ver o sucesso deles é a recompensa mais valiosa para gente. É o que faz valer nosso dia a dia de trabalho”, comenta.

Camila ainda ressalta que o melhor presente para o dia do Zootecnista é oferecer aos acadêmicos um curso de qualidade. “O nosso curso de zootecnia é maravilhoso, com professores competentes, uma equipe técnica de ponta e os alunos são demais. Temos uma estrutura muito bem montada, temos a Fazenda Escola com vários setores produtivos, para que os acadêmicos aprendam na prática. Com certeza, esse é o melhor presente que podemos dar”, afirma.

O Dia do Zootecnista é comemorado em 13 de maio pois foi nesta data, em 1966, que ocorreu a aula inaugural do primeiro curso superior de Zootecnia do Brasil, na Pontifícia Universidade Católica (PUC), na cidade de Uruguaiana (RS). O curso de Zootecnia da PUC Uruguaiana não está mais em funcionamento.

 No Mato Grosso do Sul, são 566 profissionais.