Com Programa Revalida do MEC, UFMS entrega 27 diplomas a médicos formados por instituições estrangeiras

Nesta sexta-feira, 13, foi realizada a entrega de 27 diplomas para médicos graduados em instituições de ensino superior do exterior pelo Programa Revalida do MEC. A cerimônia foi presidida pela reitora Camila Ítavo e pelo vice-reitor Albert Schiaveto, no auditório do Complexo EaD e Escola de Extensão, na Cidade Universitária.

O Programa Revalida do Ministério da Educação, em parceria com o Ministério da Saúde, foi criado em 2011. A UFMS é uma das instituições de ensino superior que participam da verificação da equivalência curricular e a aptidão para o exercício da profissão, para que os profissionais possam exercer a medicina no país.

A reitora ressaltou o papel da Universidade no processo do Revalida. “A todos os novos médicos e médicas pelo processo do Revalida, algo feito pelo Ministério da Educação, os meus parabéns […]. Eu desejo que vocês exerçam com muita dignidade [a profissão], porque todas as pessoas do país precisam cada vez mais de mais médicos humanos, que se coloquem no lugar do paciente e que façam tudo que seja possível para cuidar”, disse.

O vice-reitor também cumprimentou a todos os presentes e reiterou que a UFMS possui diversos programas para o desenvolvimento profissional dos médicos e médicas diplomados. “É uma honra tê-los aqui conosco tendo os seus diplomas revalidados pela UFMS, é um prazer muito grande recebê-los. A UFMS está de portas abertas para que  vocês continuem conosco nos nossos cursos de pós-graduação, sendo na residência ou mestrado e doutorado”, incentivou.

A médica Flávia Adriele Roges Dourado Mendonça, formada na Universidade do Pacífico em Pedro Juan Caballero no Paraguai, destacou que realizar a revalidação na UFMS foi fundamental pela facilidade, uma vez que ela é de Campo Grande e desejava estar com a sua família. “Eu me surpreendi com a UFMS, porque foi bem rápido o atendimento e me trataram muito bem. Eu estou muito feliz, é uma emoção que não dá para explicar”, contou. “Eu achei muito importante a solenidade porque existem outras faculdades que revalidam o diploma, mas não tem esse cuidado. Então é muito especial receber através dessa cerimônia”, continuou.

Para a médica Rebeca Martins Carbonaro, formada na Universidade Internacional Três Fronteiras, também em Pedro Juan Caballero, revalidar o seu diploma foi um sonho realizado. “Eu escolhi a UFMS porque eu sou daqui de Mato Grosso do Sul, e eu sempre sonhei que seria aqui [na Universidade]. Quando abriu vaga, eu nem procurei outra Universidade, sabia que era aqui, porque queria que tivesse a UFMS no meu diploma”, explicou. “Eu achei a iniciativa [da solenidade] muito boa, fiquei emocionada. Acho que estou mais emocionada do que quando me graduei na faculdade”, concluiu.

Texto: Rebeca Ferro, bolsista da Agência de Comunicação Social e Científica

Fotos: Alíria Aristides e Heloísa Garcia