Com CGU, servidores participam de 1º Seminário de Integridade da UFMS

Nos dias 24 e 25 de novembro, a UFMS promove o 1º Seminário de Integridade: cultura ética como estratégia de governança. O evento é uma realização da Universidade, em parceria com a Controladoria-Geral da União (CGU). As inscrições estão abertas e são limitadas, podendo ser feitas até amanhã, 14, neste link.

Na programação constam palestras e oficinas voltadas especialmente para os servidores da UFMS, em especial aqueles que compõem o Banco de Talentos de Comissões da Corregedoria e fazem parte das coordenações administrativas, acadêmicas e de cursos de graduação e pós-graduação.

A reitora Camila Ítavo ressalta que a iniciativa representa mais um passo na consolidação de uma cultura ética e transparente na UFMS. “É um momento para refletirmos sobre nossas práticas, fortalecer o compromisso coletivo com a integridade pública e transformar valores como respeito, responsabilidade e honestidade em ações concretas do nosso cotidiano. Iniciativas como essa reforçam o papel da Universidade como espaço de formação cidadã, onde o conhecimento precisa caminhar junto com a ética e a boa governança”, destaca.

“Recentemente, nossa Instituição conquistou o nível 3 no Modelo de Maturidade em Integridade Pública, um reconhecimento da CGU que reforça como temos avançado de forma consistente nessa área. O seminário é uma oportunidade para celebrar essa conquista e, ao mesmo tempo, seguir fortalecendo a cultura ética e a transparência em todas as nossas ações”, complementa.

Ainda sobre a programação, a corregedora Anne Caroline Silveira explica que as atividades foram pensadas para oferecer uma visão abrangente e prática do tema. “Teremos palestras de especialistas renomados apresentando o Modelo de Maturidade em Integridade Pública (MMIP) e lições do Plano Nacional de Prevenção à Corrupção (PNPC), além de oficinas práticas para que os participantes possam aplicar ferramentas de acolhimento e resolução de conflitos”, reforça. “Esse seminário é um divisor de águas para aproximar ainda mais a comunidade da integridade pública, com exemplos práticos e dinâmicas que desmistificam processos e incentivam a participação coletiva”, destaca.

Outro ponto de destaque do evento será a interação com o público. “Vamos incentivar a troca de experiências e a construção de um conhecimento coletivo. A programação incluirá exemplos práticos que mostram como prevenir assédios e fortalecer redes de acolhimento na administração pública”, ressalta Anne.

“A expectativa é que o Seminário fortaleça a cultura institucional de integridade, inspirando práticas éticas cotidianas, decisões responsáveis e um ambiente organizacional mais transparente, ético e seguro. Será um momento de celebração, aprendizado e reafirmação do compromisso da UFMS com uma gestão pública íntegra, ética e comprometida com o interesse coletivo”, afirma a ouvidora Mariane Wolf.

As atividades serão realizadas no auditório 1 do Complexo Multiuso 1 e em salas de aula do Complexo EaD e Escola de Extensão, na Cidade Universitária. Para conferir mais informações sobre o evento, clique aqui ou envie e-mail para integridade@ufms.br.

Corregedoria e Ouvidoria Presentes

De acordo com a ouvidora, o Seminário marca a conclusão da ação Corregedoria e Ouvidoria Presentes, desenvolvida ao longo de 2025. Essa iniciativa, que começou em 31 de julho como parte do programa Reitoria Presente, fortaleceu os laços com a comunidade universitária por meio de encontros que apresentaram as atribuições da Corregedoria e Ouvidoria, esclareceram dúvidas sobre canais de escuta e promoveram temas como prevenção de assédios, discriminação e ética institucional.

A ação foi estruturada em três etapas. A primeira contemplou três encontros voltados aos servidores da Administração Central; a segunda envolveu as 16 Unidades da Administração Setorial da Cidade Universitária; e a terceira foi levada para os câmpus da UFMS, tendo sido concluída no dia 5 de novembro.

“Em cada unidade setorial visitada, foram realizadas reuniões reservadas com a direção e conversas formativas com servidores e estudantes, em momentos distintos. Ao término de cada ação, foi aplicada uma pesquisa de satisfação, cujos resultados evidenciaram que grande parte dos participantes não conhecia a atuação da Ouvidoria e da Corregedoria antes do projeto. Após as visitas, muitos manifestaram, inclusive, interesse em participar de novas iniciativas e apresentaram sugestões para o fortalecimento das ações de integridade na Universidade, sendo destacada a necessidade contínua de ações de conscientização e formação”, explica Mariane.

A ação foi uma iniciativa inédita em abrangência e formato. “O diálogo direto com os gestores, servidores e estudantes sobre temas fundamentais como canais de manifestações e denúncias, fluxos de apuração, tratando, portanto, de ética, acolhimento e integridade, contribui para fortalecer a cultura organizacional e o compromisso coletivo com uma UFMS cada vez melhor, comprometida com a integridade em todas as suas dimensões”, afirma a corregedora.

“Além disso, o reconhecimento formal da CGU pelo alcance do Nível 3 Integrado no MMIP, posiciona a UFMS como referência em integridade entre as instituições federais de ensino superior”, conta Anne. De acordo com ela, esse avanço reflete o compromisso diário com transparência e governança, com o Plano de Integridade 2025-2027 visando o Nível 5. “É um marco que celebra os resultados da ação Corregedoria e Ouvidoria Presentes e abre caminhos para um diálogo contínuo sobre ética”, conclui.

Texto: Vanessa Amin

Fotos: Mariane Wolf e Ariane Comineti