Com cerca de 2 mil trabalhos aprovados, Integra UFMS terá recorde de apresentações

Entre os dias 20 e 25 de outubro, cerca de 2 mil trabalhos serão apresentados por estudantes, servidores e egressos da Instituição durante o Integra UFMS 2025, realizado no Ginásio Moreninho, na Cidade Universitária. O maior evento de ciência, tecnologia e inovação de Mato Grosso do Sul reúne os resultados de programas, atividades e ações institucionais desenvolvidos em todos os câmpus em que a UFMS está presente, no âmbito do ensino, pesquisa, extensão, empreendedorismo, inovação, internacionalização e sustentabilidade. A lista de trabalhos aprovados está disponível aqui.

O diretor de Extensão da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Esporte (Proece), Filipe Quevedo, enfatiza que o Integra UFMS vem se consolidando como um grande espaço de valorização da produção científica, cultural e extensionista da Universidade. “Cada edição tem ampliado o engajamento de estudantes e servidores, refletindo o fortalecimento da cultura de pesquisa, inovação e compromisso social em todos os câmpus. Esse avanço também é resultado da integração entre pró-reitorias, unidades e programas institucionais que estimulam a participação e o compartilhamento de conhecimento”, afirma.

Entre as novidades desta edição estão a possibilidade de apresentação presencial ou on-line; a criação de uma nova categoria voltada a projetos relacionados a Reunião da Conferência das Partes (COP15) da Convenção sobre a Conservação de Espécies Migratórias de Animais Silvestres (CMS) e a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30); e a divulgação antecipada dos trabalhos indicados ao prêmio por área de conhecimento.

“A ideia surgiu como uma forma de valorizar ainda mais o mérito acadêmico e reconhecer publicamente o esforço dos estudantes e orientadores. Essa prática, que também acontece em outros eventos científicos, foi incorporada ao Integra para destacar os trabalhos de excelência apresentados. A indicação é feita ainda na primeira fase de avaliação e permitirá que realizemos a cerimônia de premiação já na sexta-feira, encerrando o evento de forma especial”, explica o diretor da Proece.

Todos os trabalhos indicados receberão um certificado de Trabalho Indicado à Premiação, com o intuito de valorizar e dar visibilidade às boas práticas acadêmicas. Confira a lista de trabalhos indicados à premiação neste link.

Integra UFMS

O maior evento científico do Estado foi realizado pela primeira vez em 2017, com a apresentação de cerca de 900 trabalhos. Em sua nona edição, o evento teve um aumento de 120% de trabalhos aprovados em relação a primeira edição e de 10% em relação a 2024.

Texto: Thalia Zortéa