Colônia de Férias abre inscrições para atividades em julho

Em julho, o Programa de Educação Tutorial (PET) Educação Física realiza a oitava edição da Colônia de Férias, com atividades voltadas para crianças de 6 a 12 anos. A ação ocorre entre os dias 21 e 25, sempre à tarde, das 13h às 17h, nas quadras esportivas da Cidade Universitária. As inscrições são gratuitas e, para participar, é necessário que o responsável compareça, presencialmente, dos dias 14 a 18 de julho, no laboratório da Rede de Centros de Desenvolvimento de Esporte Recreativo e de Lazer (Cedes), localizado no térreo do bloco 8, com cópias do RG do responsável, pai ou mãe, e certidão de nascimento (ou RG) de seus filhos.

“As colônias de férias geralmente são realizadas com cobranças de taxas. Nossa motivação foi a democratização dessas experiências, sobretudo, para pessoas que não dispõem de recursos financeiros para custear”, destaca o coordenador do grupo e professor da Faculdade de Educação (Faed) Júnior Silva. “Em cada uma das seis primeiras edições atendemos 60 crianças e, desde de 2024, passamos a atender 80, o que dá uma estimativa de aproximadamente 600 crianças”, conta.

As vagas são limitadas a 80 crianças e elas devem vestir roupas confortáveis e adequadas para a atividade e prática esportiva, além de trazerem garrafa de água e lanches de sua preferência.

Desde 2022, o PET optou em escolher um tema para cada edição. “Em 2024, todas as atividades giraram em torno dos Jogos olímpicos e paralímpicos. Em 2025, o tema será Jogos tradicionais, gamificação e jogos eletrônicos”, explica o professor da Faed. “O PET, responsável pela organização, é um grupo composto por 12 acadêmicos bolsistas e eu na condição de tutor. Todo ano realizamos reuniões para discutir os temas e as ideias. Em sua maioria, os temas surgem por meio de sugestões dos petianos ou por agrupamento de ideias diversas. Então é um processo coletivo. Um elemento importante para escolha do tema é a verificação se o tema já não foi abordado em edições anteriores, ou seja, a originalidade da proposta, de modo que possamos diversificar as experiências”, detalha.

Ao longo dos anos, o professor ressalta que foram aprimorando a ação, sobretudo no que se refere à segurança das crianças participantes. “Hoje, temos um protocolo para receber e devolver a criança aos pais ou responsáveis, quando a atividade termina. Todas as questões relacionadas à criança são registradas. Também incluímos os estudantes da disciplina de Estágio em Animação Sociocultural do curso de Educação Física. Isso possibilita a eles a experiência na organização de eventos como esses e, para nós, enquanto organizadores, um apoio de recursos humanos abrangente”, comenta Silva.

Estarão envolvidos na ação 12 integrantes do grupo PET e 18 estudantes do curso de Educação Física da Faed. “Para os estudantes, a participação no evento é uma aprendizagem incrível, haja vista que os mesmos dispõem da oportunidade única de colocar em prática conhecimentos teóricos trabalhados na disciplina Estudos do Lazer, como planejamento, execução de diversas funções exigidas na organização de uma colônia de férias (recepção, animação sociocultural, primeiros socorros, auxiliar de animação sociocultural, princípios éticos na organização de eventos), ampliando assim a formação e as possibilidade de atuação profissional”, finaliza.

Texto: Vanessa Amin

Fotos: Arquivo da Agecom