Na manhã de hoje, 13, um total de 145 formandos de dez cursos colaram grau em cerimônia por videoconferência. Da Faculdade de Ciências Farmacêuticas, Alimentos e Nutrição (Facfan) coloram grau estudantes dos cursos Superior de Tecnologia de Alimentos, Farmácia e Nutrição. Da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (Famez) concluintes dos curso de Medicina Veterinária e de Zootecnia. Do Instituto de Biociências (Inbio), os formandos foram dos cursos de Ciências Biológicas – Licenciatura, Ciências Biológicas – bacharelado; além de Ciências Biológicas- Licenciatura polo São Gabriel do Oeste e polo Bataguassu. Estudantes do Curso de Fisioterapia, do Instituto Integrado de Saúde (Inisa) também colaram grau.
O reitor Marcelo Turine falou sobre a felicidade em presenciar a conclusão de curso dos novos profissionais. “Hoje vocês são vitoriosos nesse processo de concluir uma faculdade pública, gratuita, de qualidade e inclusiva. Desejo que vocês tenham muita luz para iluminar os sonhos e que tenham muito orgulho desse momento. A UFMS está à disposição de vocês para novos projetos”, declarou.
Para a vice-reitora Camila Ítavo apesar das dificuldades, os estudantes chegaram ao final dessa etapa e o desejo é de que possam iluminar cada lugar. “Iluminem a vida dos outros, a vida das pessoas que forem atender, dos que encontrarem pelo caminho, iluminem a si. Nós somos muito gratos. Vocês nos deixam neste momento, mas fazem de nós pessoas melhores”.
A pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação Maria Lígia Rodrigues Macedo destacou o quanto considera os formandos pessoas vitoriosas. “Quando somos vitoriosos temos o privilégio de sermos e a obrigação de continuar sendo, para que mais pessoas possam se tornar vitoriosas. O vitorioso nunca é sozinho, ele sempre leva o outro a um lugar maior. Quero externar o meu abraço a todos vocês”, disse.
Conquista
Em nome dos concluintes, a formanda do Curso de Zootecnia Andressa Barros desejou a todos que sigam com coragem e conscientes de que obtiveram uma grande conquista.
“Essa vitória é fruto de todo esforço que tivemos até aqui. Tenhamos sempre em mente: tudo o que o homem é capaz de sonhar, é também capaz de realizar”, disse a formanda. Ela também agradeceu a Deus, aos familiares, aos amigos aos professores pela conquista de hoje, destacando que são também amigos e inspirações.
Emocionada, a paraninfa do Curso de Zootecnia Cássia Rejane Brito Leal falou em nome dos professores homenageados e agradeceu aos alunos pela indicação. “Ser paraninfo é uma honra e traduz muito dos momentos gratificantes que tivemos durante a nossa convivência e aprendizado. Temos, com certeza, muita felicidade”.
A diretora da Facfan, Fabiane Sanches falou sobre o quanto a presença dos estudantes impacta no conhecimento técnico, pessoal, profissional, ético, reflexivo e humanístico de todos. “Ficamos muito gratos e parabenizamos a todos por essa linda conquista. É um orgulho fazer parte da universidade pública que prioriza o cuidado com todos”. Este também é o entendimento do diretor do Inisa, Marcos Antônio Ferreira Júnior. “O aprendizado não é só profissional, é humano. Quero aqui desejar que sejam muito felizes”.
Na mesma linha, o diretor em exercício da Famez Carlos Ramos disse que também teve grande satisfação em participar da cerimônia. “Agora vocês iniciam uma outra caminhada, tão importante quanto essa que se encerra. A graduação não é a finalização de um agregado de conhecimentos, mas o início. Esperamos que vocês levem ao longo da vida o aprendizado constante”.
Já o diretor do Inbio Ramão José Correa Luciano de Mello ressaltou que a formatura é um momento esperado também para os professores. “É sempre uma grande alegria ver a conclusão dessa etapa. É uma grande conquista, sempre muito emocionante”.
Texto: Christiane Reis