Colação de grau na Cidade Universitária é marcada por emoção para mais de 80 formandos

Com misto de emoção e realização de sonhos, foi realizada na noite desta sexta-feira, 8, a primeira solenidade de colação de grau do primeiro semestre de 2025 da Cidade Universitária. Participaram da cerimônia, transmitida ao vivo pelo canal da TV UFMS, mais de 80 formandos da Agência de Educação Digital e a Distância, dos institutos de Biociências e Integrado de Saúde, e das faculdades de Educação (Faed); Ciências Farmacêuticas, Alimentos e Nutrição; e de Medicina Veterinária e Zootecnia.

Em seu discurso, a reitora Camila Ítavo parabenizou os novos profissionais. “Imaginem o nosso orgulho de ver tantas pessoas iluminadas, prontas para iluminar o mundo. É isso. O que eu quero dizer com isso? Confiamos em vocês. Há pouco tempo, nós estávamos aí, todos nós aqui, os professores também, os técnicos também, nós estávamos onde vocês estão. Em breve, vocês nos liderarão e a gente tem a confiança tremenda que vocês serão éticos, éticas, atuarão com integridade, terão a sensibilidade no trato com as pessoas e saberão fazer o melhor, a melhor escolha, todos os momentos. Fica a nossa mensagem que vocês resplandeçam e que vocês iluminem o caminho de vocês, das vossas famílias, dos vossos amigos e de toda a sociedade. Defenda a Universidade federal e nos orgulhem”, celebrou.

“É uma noite de alegria, uma noite de várias sensações, também uma noite emocionante e quero parabenizar todos os formandos dessa noite, a realização dessa conquista de hoje que é o fim de um ciclo e o início de outro, para vocês é um sonho e para nós, servidores e técnicos da nossa UFMS, também é um sonho. O propósito da nossa Instituição é formar profissionais de qualidade e hoje estamos realizando a nossa missão, o nosso sonho”, disse o pró-reitor de Graduação, Cristiano Vieira.

A diretora da Faed, Milene Bartolomei, discursou em nome de todos os diretores. “Vocês estiveram em uma Universidade pública, de qualidade e agora vocês precisam levar para a sociedade, todo o resultado de todos esses anos de trabalho. Vocês não podem esquecer nunca que são UFMS, levem sempre essa marca para onde estiverem, com compromisso, com ética com vontade trabalhar. Levem para a sociedade tudo aquilo que vocês aprenderam ao longo desses anos”, reforçou.

Paraninfa do curso de Pedagogia, a professora Mirna dos Santos falou em nome de todos os professores homenageados. “Que alegria estar aqui nesta noite em um momento tão especial, que é a colação de grau, um momento que marca o fim de um processo e início de uma outra etapa da história e da vida de vocês. Hoje é dia de receber muitas homenagens e felicitações, hoje é dia de ser grato, hoje é dia de celebrar. Congratulações merecidas por todos vocês, por todo o esforço, por toda a dedicação e por todo o investimento que foi feito para que vocês chegassem até aqui”, parabenizou. “Não seja mais um, seja o que faz a diferença, para quem convive com você, para quem trabalha com você, mas sobretudo, para os que você atende e beneficia por meio da sua profissão”, afirmou.

Representando os colegas, a bacharel em Nutrição Raphaelly Maciel foi a oradora da primeira noite de cerimônias na Cidade Universitária. “Hoje é um dia daqueles que gravamos para sempre na memória, um dia que daqui muitos anos, quando alguém perguntar sobre os momentos mais marcantes da vida, nos lembraremos com um sorriso no rosto e um brilho nos olhos, porque hoje não celebramos apenas um fim de um ciclo, celebramos o início de todos os outros que virão”, enfatizou.

Ao final da cerimônia, o Conselho Universitário concedeu uma menção honrosa a 13 estudantes com os melhores Coeficientes de Rendimento Acadêmico.

Conquistas

A formanda do curso de Pedagogia Izabela Nascimento realizou o Programa de Avaliação Seriada Seletiva para conquistar a sonhada vaga e se despediu da UFMS com a sensação de dever cumprido. “Estou muito animada, é uma realização para mim. Eu estava esperando me formar só no final do ano, mas eu consegui fazer uma disciplina de inverno e consegui me formar. Daqui para frente, vou continuar estudando e me formando mais ainda para ser uma boa professora, uma boa profissional”, comemorou.

“Acho que cada um que entra para a faculdade carrega uma história, carrega uma família, carrega problemas, carrega coisas boas, coisas ruins, carrega dificuldades. […] Tive meus momentos de felicidade também com a minha família, com a minha namorada. É muito gratificante, é muito gostoso saber que está chegando ao final. […] Aqui foi minha casa durante vários anos e se precisar ser de novo, ela vai ser de novo. Mas, de toda forma, eu agradeço muito ao UFMS por todos esses anos”, agradeceu o formando em Fisioterapia Cael Maia.

Os familiares também vibram junto com a conquista. Para a mãe do Cael, Regina Maia, o momento era de emoção e dever cumprido. “É o melhor dia da minha vida. Chegou, chegou o dia. Desde o dia que ele passou, até hoje foi muita luta para estar aqui, formado”, festejou.

Neste sábado, 9, colam grau os formandos das faculdades de Artes, Letras e Comunicação; Direito; Engenharias, Arquitetura e Urbanismo e Geografia; Ciências Humanas; além dos institutos de Física, Química e de Matemática.

Texto: Bianka Macário 

Fotos: Rúbia Pedra e Heloísa Garcia