Cidades Inteligentes são abordadas no segundo webinar do Integra UFMS

Foi realizado na manhã de hoje, 14, o segundo webinar do Integra UFMS 2021 que teve como tema Cidades Inteligentes. Participaram as pesquisadoras da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Laryssa Tarachucky, Jamile Sabatini Marques e Tatiana Schreiner. O Integra UFMS – mais importante evento científico de Mato Grosso do Sul – é realizado durante toda esta semana e tem como objetivo apresentar a produção acadêmica da UFMS de extensão, ensino, pesquisa, inovação e empreendedorismo.

O professor da Faculdade de Computação (Facom) da Cidade Universitária Amaury de Castro Junior, mediou as discussões. “Destaco que é um tema muito interessante, relacionado aos ecossistemas de inovação dentro de ambientes inteligentes, do ambiente das cidades inteligentes e agradeço mais uma vez em nome da UFMS a participação de todas”, disse o professor.

“Quando falamos de uma cidade humana, inteligente e sustentável, estamos falando de um completo bem-estar, onde as pessoas possam morar, trabalhar, estudar e se divertir em um mesmo local, é isso o que a gente busca. E quando falamos em sustentabilidade, estamos nos referindo aos três pilares da ONU: desenvolvimento econômico, desenvolvimento social e proteção ambiental. O que faz uma cidade ser humana? As pessoas, pessoas inteligentes, da era do conhecimento, as pessoas são o motor do crescimento econômico, social e do desenvolvimento urbano, então quanto mais as pessoas estiverem conectadas e trabalhando em prol do bem comum, mais relevante vão ser na vida das cidades”, explica Jamile.

Laryssa Tarachucky trouxe a temática sobre o papel da inteligência coletiva para a inovação urbana. “Minha pesquisa está ligada a explorar formas criativas e críticas para se reapropriar das cidades. Também sobre como envolver comunidades em processos participativos que expressem outras visões de mundo, outros tipos de experiências acerca da cidade por meio da tecnologia, principalmente tecnologia de mídia”, relata.

Ao final do webinar, Tatiana Schreiner abordou os aspectos que conectam as duas apresentações anteriores, com foco no laboratório de Cidades Humanas e Inteligentes e Sustentáveis. “Nós fomos acompanhando a importância que a cidade começa a ter no centro dos debates sobre as nossas principais crises e soluções, o que a gente deseja endereçar para esse século”, comentou.

“Percebemos nas três apresentações toda a multidisciplinaridade e interdisciplinaridade dessa área de cidades inteligentes, que muitas vezes só é associada a área de tecnologia. Percebemos a importância desse trabalho multidisciplinar, interdisciplinar e não apenas da tecnologia em si, mas das humanidades, da parte de engenharia, de todas as ciências integradas.”, ressaltou o professor Amaury.

Trabalhos

Os trabalhos aprovados no Integra UFMS 2021 estão disponíveis para visualização do público no site integra.ufms.br. Devido ao cenário de restrições imposto pela Covid-19 e para impedir o aumento na transmissão do novocoronavírus, os estudos estão apresentados em formato virtual com o resumo da pesquisa e um vídeo explicativo, possibilitando a apresentação dos resultados das atividades desenvolvidas.

Atividade Cultural

Como parte das atividades do Integra UFMS, ainda hoje, a partir das 18h, será transmitida pelo canal da TV UFMS a atividade “Memória da Pintura em Mato Grosso do Sul”, visando resgatar e valorizar artistas sul-mato-grossenses e suas obras. A UFMS possui o único curso de graduação em Artes Visuais do Estado.

A programação traz a participação de três docentes aposentados do curso de Artes Visuais, Lucia Monte Serrat Alves Bueno, diretora do Museu de Arte Contemporânea de Mato Grosso do Sul (MARCO), a crítica literária Maria Adélia Menegazzo e o pintor Darwin Longo. Serão apresentadas imagens importantes da pintura do Estado.

Confira a programação do Integra UFMS 2021

Assista na íntegra o segundo webinar

Texto: Bianca Tobin (Estagiária de Jornalismo da Agecom)