Cidade Universitária ganha 30 novas árvores

Plantio comemora o Dia da Árvore e integra programação do CBAU-CIAU 2022

Nesta quarta-feira, 21, às 16h30, será realizado o plantio de 30 mudas de árvores nativas na região do Teatro Glauce Rocha, na Cidade Universitária. A ação integra a programação do 24º Congresso Brasileiro e 3º Congresso Ibero-Americano de Arborização Urbana (CBAU-CIAU 2022) e também foi proposta pelo Laboratório da Paisagem da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo como uma das ações comemorativas ao Dia da Árvore.

“A UFMS é a quinta universidade mais sustentável do Brasil, segundo o ranking internacional GreenMetric. A Instituição possui, dentro da Cidade Universitária, uma área de preservação, assim, entendemos que ações como essa nos auxiliam a ter este destaque merecido em sustentabilidade. Estamos dentro dos biomas Pantanal, Mata Atlântica e Cerrado, e é papel fundamental da universidade pública conscientizar e formar cidadãos com senso crítico sobre a importância da preservação, do meio ambiente e da sustentabilidade”, destaca o diretor de Desenvolvimento Sustentável (Dides), Leonardo Chaves de Carvalho.

As mudas foram doadas pela Prefeitura Municipal de Campo Grande e contemplam espécies como: angico-branco, angico-vermelho, pau-brasil, acácia-amarilla, fícus, goiabeira, ipê-roxo, castanheira, pau-de-formiga, além de grama-batatais.

De acordo com Eliane Guaraldo, do Laboratório da Paisagem da UFMS e coordenadora regional dos congressos, o objetivo da ação é contribuir ainda mais para a arborização da UFMS, seguindo as melhores práticas de plantio, recomendadas pela SBAU e pela Sociedade Internacional de Arborização. “O estacionamento do Teatro Glauce Rocha foi o local escolhido para receber as árvores. O Teatro é um bem arquitetônico importante para a Universidade e para Campo Grande e está em um eixo monumental que faz parte do projeto original da Cidade Universitária”, diz.

A professora explica que o contato partiu da diretoria regional da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana (SBAU). “Das 30 mudas, uma será plantada em homenagem à arboricultora Maria do Carmo Conceição Sanchotene. Ela foi a primeira presidente da SBAU e responsável pelo primeiro Plano Diretor de Arborização Urbana no Brasil, em Porto Alegre”.

Maria do Carmo faleceu no fim do ano passado. “Ela ministrou a disciplina de Planejamento e Projeto de Arborização Urbana no Programa de Pós-graduação em Recursos Naturais”, lembra Eliane.

Além da Dides e da Prefeitura de Campo Grande, a ação de plantio contou com o apoio da Pró-reitoria de Administração e Infraestrutura e da Agência de Comunicação Social e Científica da UFMS.

 

Texto e fotos: Vanessa Amin