Cidade Universitária e quatro câmpus ganham novos servidores

Nesta sexta-feira (27), a Universidade ganhou mais 16 novos servidores. “Sejam bem-vindos à Universidade. Espero que vocês sejam muito felizes aqui. A tríade professor, técnico e aluno é a base do sucesso de toda instituição de ensino superior. Para nós é uma satisfação recebe-los hoje e contamos com o empenho de todos”, disse o reitor Marcelo Turine. “Parabéns aos mais novos colegas, que vocês tenham uma longa e profícua caminhada nesta Universidade”, falou a pró-Reitora de Gestão de Pessoas, Carmem Ortega.

De acordo com o reitor, desde o início da gestão, há três anos, já foram realizados oito concursos para docentes e três para técnicos administrativos. “Nomeamos 258 professores em três anos e 303 técnicos. Isso é resultado de governança, resultado e muito diálogo. Vimos investindo para melhorar nossos indicadores e isso tem possibilitado a Instituição que avance nos rankings nacionais e internacionais”, disse Turine.

Tomaram posse como técnicos-administrativos Renan Marcel Mugica de Mello, que vai atuar como auxiliar em Administração na Agência de Comunicação Social e Científica e Nataly Luiza Nantes Ojeda, como técnica em Contabilidade na Pró-Reitoria de Planejamento, Orçamento e Finanças (Proplan). “Vocês são fundamentais para manter a Universidade como uma das melhores do mundo e a melhor de Mato Grosso do Sul. Sejam muito bem-vindos”, falou a pró-reitora de Planejamento, Orçamento e Finanças, Dulce Tristão.

Os novos docentes passam a compor o quadro da Cidade Universitária e de outros quatro câmpus. Em Campo Grande, a Faculdade de Computação foi contemplada com a nomeação do professor Awdren de Lima Fontão, que é doutor e mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Informática do Instituto de Computação na Universidade Federal do Amazonas. Já o professor Jamil Alexandre Ayach Anache vai atuar como docente na Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo e Geografia. Ele atua na área de engenharia hidráulica e possui mestrado em Saneamento Ambiental e Recursos Hídricos pelo Programa de Pós-graduação em Tecnologias Ambientais da UFMS e doutor em Engenharia Hidráulica e Saneamento pela Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo. “Eu estava em outra universidade federal e tive a oportunidade de vir para a UFMS, onde estudei e onde posso e quero colaborar”, ressaltou Jamil.

“Os cursos de graduação, principalmente, são o coração da universidade, se não tivermos cursos fortes e consolidados, não conseguiremos transformar estudantes capazes de transformar o meio onde estão inseridos. Esse é o trabalho da Instituição e o de vocês”, destacou o pró-reitor de Graduação em exercício, Cristiano Costa. A Faculdade de Artes, Letras e Comunicação foi contemplada com a nomeação do professor Vitor Tomaz Zan. Ele é mestre e doutor em Estudos Cinematográficos e Audiovisuais pela Universidade Sorbonne Nouvelle, França.

Os professores Pedro Augusto da Costa Franceschini e Vinícius Carvalho da Silva passa a integrar o corpo docente da Faculdade de Ciências Humanas. Vinícius é mestre e doutor em Filosofia da Ciência e Teoria do Conhecimento pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e Pedro é mestre e doutor em Filosofia pela Universidade de São Paulo (USP). “Estamos aqui porque amamos a Universidade, gostamos demais daquilo que fazemos e isso é gratificante. Desejo que vocês fiquem aqui por muito tempo, nosso Estado é lindo, nossa UFMS é linda e aqui vocês podem realizar muito”, disse a diretora da Faculdade Vivina Dias Sol.

O campus Pantanal ganhou quatro novos professores. “Precisamos olhar os nossos acadêmicos com atenção, só estamos aqui por conta deles. Por isso, peço a dedicação de todos vocês para que olhemos com cuidado para nossos alunos. Além disso, vocês estão tendo a oportunidade de construir uma carreira na UFMS que já começa vitoriosa. Parabéns e sucesso a todos”, disse o diretor do campus Aguinaldo Silva. Élvis Christian Madureira Ramos é mestre em Educação para Ciência e doutor em Geografia pela Universidade Estadual Paulista. Patrícia Teixeira Tavano tem mestrado e doutorado em Educação pela USP. Vanessa de Carvalho Harthman Silveira é mestre e doutora em Biologia Comparada pela Universidade Estadual de Maringá. Silvia Gabriele Correa Tavares é doutora em Direito pela USP e mestre em Direitos Humanos pela Universidade Federal do Pará. “Estou muito feliz, às vésperas de 2020, conseguir ser nomeada e empossada é muito bom. Sou formada em uma universidade pública e, por isso sei das necessidades específicas que uma instituição pública possui e quero muito poder colaborar”, contou Silvia.

Outro campus que foi contemplado com novos docentes foi o de Naviraí. Dois deles irão atuar no novo curso de Arquitetura e Urbanismo: Felipe Anitelli, mestre e doutor em Arquitetura pelo Instituto de Arquitetura e Urbanismo da USP e Marcelo Carlucci, mestre em Arquitetura e Urbanismo pela USP e doutor em Teoria e História da Arquitetura e do Urbanismo pelo Instituto de Arquitetura e Urbanismo de São Carlos. Heliana Maria Ceballos Aguilar é mestre e doutora em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Pará.

Karoline Ferreira Kinoshita Goes vai atuar no campus de Aquidauana. Ela tem doutorado em Administração pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul e mestrado em Administração pela Universidade Nove de Julho. Viviane Aparecida Ferreira Favareto Cacheffo foi nomeada para o campus de Ponta Porã. Ela é mestre e doutora em Educação pela Unesp de Presidente Prudente.

“Trabalhamos muito e trabalhamos para levar o conhecimento para as pessoas e com isso, podemos mudar a vida de cada um dos cidadãos. Às vezes parece que fazemos algo tão pequeno, tudo faz sentido, tudo tem seu lugar e seu valor. É essa compensação, poder mudar a cidade, o estado e o mundo, é o que nos faz estar aqui investindo nosso tempo para que outros possam ter melhores condições de vida”, finalizou o pró-reitor de Administração e Infraestrutura, Augusto Malheiros.

Texto e fotos: Vanessa Amin