A exposição Itinerâncias chega ao Câmpus da UFMS de Chapadão do Sul (CPCS) nesta sexta-feira, 19, e integrará a programação do Festival Mais Cultura 2025. A abertura da programação será realizada às 14h30, na Escola Municipal Carlos Drummond de Andrade, localizada na Av. Oito, 921 – Centro. Até o momento, a mostra já percorreu a Cidade Universitária e os Câmpus da UFMS de Aquidauana, Coxim e do Pantanal.
A exposição faz parte das celebrações dos 46 anos de Federal e reúne o acervo da Universidade de artes plásticas de autores sul-mato-grossenses, entre pinturas e esculturas originais. As obras passarão por todos os câmpus da UFMS, com visitação sempre gratuita e aberta à toda a comunidade. Entre os artistas com obras expostas estão Adilson Schieffer, Brum Bucker, Darwin Longo de Oliveira, Humberto Espíndola, Ilton Silva, Jonir Figueiredo, Lelo Oliveira, Richard Perassi e Conceição Freitas.
Para a diretora de Cultura, Arte e Popularização da Ciência da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Esporte, Rozana Valentim, conhecer as representações artísticas de Mato Grosso do Sul é uma oportunidade para conhecer a história e se reconhecer a partir da arte. “É nosso papel, enquanto Instituição, fomentar a cultura e a produção artística local”, afirma. “Neste ano, perdemos dois artistas que compõem a exposição: o Adilson Sheiffer e o Jonir [Figueiredo], o que nos propõe refletir sobre o reconhecimento dos nossos artistas, suas memórias, suas poéticas e a relação com o público”, explica.
Para o diretor do CPCS, Wallace Almeida, receber o acervo representa uma oportunidade valiosa de fortalecer a identidade cultural da região e reconhecer o talento dos artistas que ajudam a construir a história e a memória da comunidade. “É também um momento de celebração do vínculo entre arte, Universidade e sociedade, promovendo o acesso à cultura e fomentando o diálogo entre diferentes olhares e experiências. Ter essa exposição em Chapadão do Sul é um privilégio que reforça o papel da Universidade como espaço de expressão, diversidade e reflexão crítica”, destaca.
“Convidamos todos os estudantes, servidores e a comunidade em geral a visitarem a exposição Itinerâncias em sua passagem por Chapadão do Sul. Prestigiem a riqueza artística local, refletir sobre as múltiplas narrativas apresentadas nas obras e celebrar conosco os 46 anos da Federal”, finaliza o diretor.
Texto: Thalia Zortéa
