Cerimônia com formandos de 12 cursos encerra colações da Cidade Universitária

A última noite de cerimônias na Cidade Universitária celebrou a colação de grau de 309 estudantes das Faculdades de Ciências Farmacêuticas, de Alimentos e Nutrição (Facfan); de Direito (Fadir); de Medicina (Famed); de Medicina Veterinária e Zootecnia (Famez); de Odontologia (Faodo); e dos Institutos de Biociências (Inbio) e Integrado de Saúde (Inisa) nesta sexta-feira, 16. A solenidade foi realizada no Ginásio Moreninho e teve transmissão ao vivo pelo canal da TV UFMS

O reitor Marcelo Turine e a vice-reitora Camila Ítavo deram conselhos aos novos profissionais formados pela Universidade

O reitor Marcelo Turine comemorou a conquista dos novos profissionais formados pela UFMS. Ele frisou que cada um tem uma história de vida, que deve ser celebrada. “Em nome dos professores, técnicos, terceirizados, dos pais e das mães, desejo sucesso a vocês. Que brilhem cada vez mais e nunca esqueçam: a UFMS é a segunda casa de vocês. Precisando, corram atrás de um mestrado e doutorado. Parabéns para a todos!”, festejou.

A vice-reitora Camila Ítavo destacou que somente três universidades federais não pararam as atividades durante a pandemia e a UFMS foi uma delas. Depois de tantos desafios, ela desejou sucesso e ainda deu valiosos conselhos aos formandos. “Não tenham medo, depois de tudo que todos nós enfrentamos (…) Há muitos de vocês que são os primeiros da família a conquistar o diploma de ensino superior. Honrem os sonhos daqueles que vieram antes de vocês. Honrem a luta, a trajetória, a UFMS e a profissão de vocês. Por fim, brilhem! Vocês são para sempre UFMS, vocês a levam como sobrenome”, orientou.

A pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação, Maria Lígia Rodrigues Macedo, ressaltou que os estudantes estão se formando em uma das melhores universidades públicas do país. Ela aproveitou o discurso para exaltar a dedicação dos servidores, que contribuíram para o processo de formação. Por fim, a pró-reitora agradeceu aos familiares. “Se vocês [formandos] estão aqui hoje, é porque receberam amor”.

Diretor do Inisa, Marcos Antônio Ferreira Junior enfatizou a conquista dos estudantes, que conseguiram vencer as dificuldades para se formarem em uma universidade pública. Para ele, quando um estudante se forma, a conquista é da família inteira. “Alcançamos algo que parecia inatingível e, o melhor, quem a gente ama está aqui celebrando junto”, destacou.

Os paraninfos das turmas de Zootecnia, Jaime Aparecido, e de Enfermagem, Elaine Cristina Fernandes, deixaram suas mensagens, em nome de todos os professores homenageados. “Senhores pais, de sangue e de afeto, somos nós que estamos aqui no palco, mas esta noite também é de vocês. Aqui celebramos o sucesso da educação que vocês deram aos seus filhos. Eles estão bem criados e daqui partirão para conquistar o mundo”, disse a professora Elaine.

O professor Jaime agradeceu a homenagem e desejou sucesso aos estudantes. “Este momento ficará eternizado na mente de vocês. Curtam este momento, aproveitem para festejar com muita alegria, com os familiares e amigos. Lembrem-se de que são capazes, pois venceram várias barreiras para chegar até aqui”, afirmou.

A formanda de Nutrição Júlia Donat foi selecionada para fazer o juramento em nome das turmas. Gabriela Figueiredo Marti, do curso de Enfermagem, foi a oradora representante. “Hoje não é somente a oficialização do fim da graduação, mas abrimos as portas para o amanhã, para sonhos que alcançaremos. Compartilhamos a imensa alegria de completar uma das fases das nossas vidas na presença daqueles que amamos”, disse, em seu discurso.

Vinicius é o primeiro da família a obter um diploma na universidade

Momento significativo

A colação de grau é um momento marcante na vida dos formandos, que agora deixam de ser estudantes e se tornam profissionais. É uma noite de emoção e alegria para todos, mas para algumas famílias, o significado é ainda mais especial. É o caso do formando Vinícius Mendes, do curso de Zootecnia. “Representa a passagem de cinco anos muito difíceis e duros, principalmente por conta da pandemia. É a realização de um sonho, de poder ser a primeira pessoa da família a ter uma faculdade”, comemorou. 

A formanda Ana Luísa Salles contou que a colação é um acontecimento muito esperado. Ela seguiu os passos do irmão e é a segunda bacharel em Direito da família. “É um sentimento de realização, de que eu cumpri o que eu vim fazer aqui. Gratidão!”.

Texto: Mylena Rocha

Fotos: Crislaine Oliveira, JC Costa e Mylena Rocha