Centros Acadêmicos podem realizar cadastro junto à Universidade

Representantes dos Centros Acadêmicos (CAs) dos cursos de graduação da UFMS podem realizar o cadastramento do CA junto à Universidade até 31 de dezembro.  O procedimento deve ser feito no SigProj com a apresentação dos documentos indicados no edital de cadastramento e a submissão da proposta ao fim da inscrição.

O objetivo é que os CAs se mantenham regularizados e com cadastro ativo na Instituição. “A representação principal dos discentes na UFMS é o Diretório Central dos Estudantes, o DCE. E, trabalhando junto com o DCE, temos os Centros Acadêmicos de cada curso de graduação da nossa Universidade. Nós já temos uma relação muito forte e estreita com o Diretório Central dos Estudantes e queremos ter também uma aproximação com os Centros Acadêmicos. A Pró-reitoria de Assuntos Estudantis está à disposição para dar toda a assessoria possível aos nossos estudantes da UFMS, tanto da graduação quanto da pós-graduação”, destaca o pró-reitor Albert Schiaveto de Souza.

Para o diretor de marketing do CA de Geografia da Cidade Universitária, Lucas Targino, o cadastramento é uma importante iniciativa. “O Centro Acadêmico de Geografia já está cadastrado desde 2019. Os CAs precisam de suporte técnico para se desenvolverem, a inscrição possibilita a solicitação de melhorias para o setor”, ressalta.

Benefícios

O cadastramento do Centro Acadêmico proporciona os seguintes benefícios: pleitear espaço físico junto à Unidade Setorial; representação em comissões, colegiados e afins, e grupos de trabalho da Instituição com indicação de estudantes; solicitação de reserva de espaço físico para reuniões junto à Proaes na Cidade Universitária ou nas Unidades de Apoio ao Estudante nos câmpus; e publicação e divulgação do cadastro na página da Proaes, favorecendo a transparência e apoio institucional pela UFMS.

O pró-reitor da Proaes lembra que todos os benefícios podem ser realizados independentemente do cadastramento. “Se o Centro Acadêmico se sentir à vontade em se cadastrar será muito bem-vindo, e isso nos ajudará bastante para que a gente possa trabalhar em conjunto. Se o CA achar que não há necessidade de se cadastrar, tudo bem também. A ideia é ter apenas uma informação rápida para que a gente possa ajudar de forma eficiente quando um Centro Acadêmico precisar, ou quando a gente precisar se comunicar com eles”, finaliza.

Dúvidas ou esclarecimentos podem ser encaminhados à Secretaria de Formação Integrada (Sefi/Diiest/Proaes), pelo e-mail sefi.proaes@ufms.br.

Confira abaixo o edital:

Download (PDF, 604KB)

Texto: Lucas Caxito (estagiário da Agecom)