Centro de Educação Infantil é reaberto por meio de parceria entre UFMS, Detran e Fapec

Uma parceria entre a UFMS, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MS) e a Fundação de Apoio à Pesquisa ao Ensino e à Cultura (Fapec), firmada ontem (9), possibilitou a reabertura do Centro de Educação Infantil (CEI) Claudete de Oliveira da Vera Cruz. A Fapec ficará responsável pelo funcionamento da unidade, que será voltado aos filhos de servidores do Detran, e professores e estudantes da Universidade irão contribuir para o atendimento e a formação das crianças.

Durante o evento, o Reitor da UFMS, Marcelo Turine, afirmou que é um orgulho ver uma parceria como essa, que envolve o Ensino Superior e a ciência do estado, em prol da educação infantil e da cidadania. “Esse espaço é de acolhimento das nossas crianças. Um orgulho muito grande a parceria com a Universidade, com a educação, com a pedagogia. Além de servir para formação, é um laboratório dos nossos estudantes da UFMS, em todas as áreas, que vão estar fazendo na prática o que eles aprendem em sala de aula”, destacou

O CEI retomará as aulas no mês de junho, sob a coordenação e supervisão da professora da UFMS e doutora em Educação Infantil, Ordália Almeida. Para ela, a Universidade assume essa responsabilidade junto ao Detran, com o intuito de criar melhores condições para que as crianças tenham uma educação de qualidade, pautada em princípios importantes para o desenvolvimento infantil. “O nosso projeto pedagógico é inovador e voltado ao desenvolvimento das crianças, junto conosco estarão participando estudantes dos cursos de Pedagogia, Artes, Música, Educação Física, bolsistas e profissionais da área de Psicologia, Nutrição, Enfermagem e outros que faremos contato futuramente. O nosso propósito é fazer com que o Centro de Educação Infantil seja um espaço interdisciplinar, que agregue estudantes e professores, e que possa servir também como espaço formativo para diversas áreas da UFMS”.

Desde 1991, o Centro de Educação Infantil atende crianças com de idade até cinco anos, com o objetivo de oferecer educação e cuidado para os filhos dos servidores, durante o período em que trabalham na sede do Departamento. O Diretor-Presidente do Detran-MS, Rudel Trindade, disse que o local terá um atendimento de alta qualidade e excelência. “O espaço tem capacidade para atender 100 crianças. Pais e mães se empenharam para a reabertura da creche e, agora, foi firmado esse convênio entre o Governo do Estado, Detran, Fapec e UFMS. O Detran merecia isso”.

Texto: Lúcia Santos