Na noite desta segunda-feira, 9, o Câmpus do Pantanal, em Corumbá, celebrou a formatura de 33 estudantes com a cerimônia de colação de grau. A solenidade foi transmitida ao vivo pelo canal da TV UFMS e reuniu formandos dos cursos de Ciências Biológicas – Licenciatura, Ciências Contábeis, Direito, Geografia, História, Matemática, Pedagogia, Psicologia e Sistemas de Informação.
O reitor Marcelo Turine parabenizou os formandos e reforçou que a colação de grau é um marco na vida dos estudantes. “É um orgulho muito grande estar com vocês, testemunhando esse momento de colação de grau, e quero desejar sucesso na vida de cada um. Espero que vocês sintam orgulho de ter estudado na nossa Universidade, assim como eu sinto orgulho de ser UFMS. A história da Universidade agora passa pela história de vocês. Eu espero, enquanto professor e educador, que todos sejam muito felizes”, desejou.
Para a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Maria Lígia Rodrigues Macedo, o diploma significa a possibilidade de construção de novas realidades. “É com esse diploma que vocês recebem hoje que vão poder modificar a vida de vocês, que vão construir, edificar e transformar vidas. Eu tenho certeza disso porque eu confio em todo o conhecimento que essa Instituição passou para vocês, confio nos ensinamentos e estrutura que vieram da formação da casa de vocês. E eu confio no comprometimento e na resiliência de cada um de vocês de agora para frente”.
“Eu desejo a vocês toda a felicidade do mundo, que consigam, mais cedo ou mais tarde, ser tão felizes quanto eu sou na minha profissão e nessa Instituição que me acolheu tão bem. Então, eu só tenho a agradecer a vocês e aos pais de vocês por confiarem em nós, na nossa Instituição, para que vocês saiam formados cumprindo aquele sonho de criança, de vocês serem advogados, psicólogos, contadores, professores, enfim, aquilo que vocês tanto desejam. Muito obrigado e boa sorte a todos vocês”, celebrou o diretor do CPan, Camilo Henrique Silva.
Em seu discurso, o professor e ex-diretor do Cpan, Aguinaldo Silva, enfatizou o papel dos novos profissionais na formação de uma sociedade mais humana. “Hoje nós recebemos novos profissionais que estão preparados para atuarem e contribuírem para o desenvolvimento do nosso município e do país. Vocês vão atuar na magistratura, na advocacia, na contabilidade, na formação de novos estudantes que vão estar vindo para a nossa Universidade e esses são papéis fundamentais que podem contribuir para construirmos com uma sociedade mais igualitária, mais humana”.
“Desejo que vocês de hoje em diante amem a Universidade pública acima de tudo, que ela seja sempre a casa de vocês, que vocês voltem para a Universidade sempre que precisarem. Tenham o CPan como a casa da mãe, para onde a gente volta quando precisa de um conhecimento, de um apoio, de uma orientação, de um conselho”, reforçou a coordenadora do curso de Ciências Biológicas, Luci Helena Zanata.
Já o professor e paraninfo da turma de Pedagogia, Leandro da Costa Vieira, falou em nome dos docentes homenageados na solenidade. “Gostaria de reforçar o compromisso social da Universidade pública e a responsabilidade de cada um de nós professores que passaram por suas vidas, dedicando e mediando conhecimento e saberes da ciência, da comunidade e da vida. Que vocês entendam a educação como o leme que move a sociedade para o progresso e desbravar novos caminhos. Aqui, agora, é apenas o começo de um imenso caminho”.
O licenciado em Ciências Biológicas, Wesley Gabriel Nunes, discursou em demais estudantes e dedicou a conquista à familiares e professores. “Hoje não é apenas o fim de uma etapa, mas o começo de muitas outras. Estamos prontos para transformar o que sonhamos em realidade, para contribuir com a sociedade e fazer a diferença onde estivermos. Que essa conquista seja apenas o início de uma trajetória de muitas vitórias, estamos prontos para fazer desse futuro algo grandioso e glorioso”, comemorou.
Texto: Alíria Aristides
Fotos: Reprodução/TV UFMS
