Nessa segunda-feira, 21, o Câmpus de Paranaíba (Cpar) recebeu quatro contêineres com salas de aula para serem utilizados no novo curso de Medicina Veterinária. Por meio de parceria entre a UFMS, a Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul (Fiems), a Prefeitura Municipal de Paranaíba e os poderes legislativos estadual e federal, a implantação do curso se tornará possível ainda neste ano.
“O curso de Medicina Veterinária é um dos mais caros do País. É preciso montar uma estrutura diferenciada para implantá-lo. Com os parceiros certos, esta será uma realidade para Paranaíba”, salientou o reitor Marcelo Turine. Turine assinou o termo de empréstimo dos contêineres, em comodato pela Fiems. Cada um tem capacidade para atender 40 estudantes, possuindo estrutura para ligação de água e energia e, também, climatização. “A educação transforma o cenário e a sociedade, mas, para isso, é necessário que haja investimentos”, disse.
Segundo o presidente da FIEMS Sérgio Longen, a educação é um dos pilares fundamentais da Federação. “Estamos alinhados com o trabalho e, ainda em 2022, abriremos o edital para o curso, levando toda a estrutura necessária para isso. Faço questão de estar aqui, pessoalmente, para lançar o edital”, afirmou.
Para o prefeito Maykol Queiroz a assinatura do termo é a realização de um sonho antigo. “É um pedido de mais de dez anos que finalmente será atendido. Paranaíba tem muitos jovens que querem cursar Medicina Veterinária. Procuramos as parcerias necessárias e, finalmente, vamos realizar muitos sonhos em nossa cidade”, destacou. A prefeitura deve ser responsável pela construção da guarita e de um poço artesiano, além de fazer todo cercamento e curral da fazenda sede do curso, que foi doada e está localizada a cinco quilômetros do Cpar, próxima à rodovia MS-497.
“Existe um esforço conjunto da direção do Câmpus de Paranaíba, da Reitoria da UFMS e das lideranças locais para que esse sonho se concretizasse. O grande gargalo para a criação de novos cursos de graduação era a falta de espaço e, com a doação dos contêineres pela Fiems, os recursos da bancada federal, além do apoio e investimento que a Prefeitura Municipal vai fazer na nossa Fazenda-Escola, esse sonho se tornou realidade e tem data para acontecer. Sabemos que teremos muito trabalho até a consolidação, entretanto, acreditamos que a união de forças foi e fará a diferença para que o curso de Medicina Veterinária em Paranaíba definitivamente torne-se realidade”, falou o diretor do Cpar, Wesley Ricardo de Souza Freitas.
A UFMS deve oferecer 50 vagas para o curso de Medicina Veterinária, com investimento de R$ 26 milhões, que é resultado de emenda federal. De acordo com o presidente da Assembleia Legislativa deputado estadual Paulo Corrêa, por meio de parcerias e articulações políticas necessárias, projetos importantes estão sendo realizados no Estado. “Este projeto foi aprovado por unanimidade e, a partir de agora, Paranaíba ganha ainda mais força na educação”, enfatizou.
O deputado federal Beto Pereira anunciou que parte do investimento – R$ 13 milhões – será liberado ainda neste ano. “A agilidade no projeto só será possível pela união de forças entre as instituições. Foi um conjunto de ações e uma união de forças que deu resultado”, comentou.
A estudante Mariana Machado, uma das que aguarda ansiosa pelo vestibular, esteve presente à cerimônia. “Estou muito emocionada. Meu sonho sempre foi ser médica veterinária e não queria ter de sair da minha cidade para realizá-lo. Não serão 50 vagas, serão 49, porque uma já é minha”, finalizou. Também estiveram presentes à cerimônia servidores da UFMS, vereadores, secretários municipais e integrantes da comunidade.
Texto: Vanessa Amin, com informações e fotos da Fiems e do Cpar

