Campus de Naviraí realiza Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação e evento pedagógico

Na última semana o campus de Naviraí (CPNV) sediou o 3° Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação (EIGEDIN) e recebeu também uma atividade do “Encontro com a Matemática”. Os eventos reuniram pesquisadores, acadêmicos e a comunidade.

O EIGEDIN foi realizado entre os dias 10 e 13 de setembro com o intuito de promover o debate sobre os desafios e oportunidades de desenvolvimento. A estimativa da organização é de que mais de 1300 pessoas estiveram envolvidas e participaram das oficinas, minicursos, visitas técnicas, mesas-redondas e outros momentos interativos do evento.

No primeiro dia o cenário nacional e internacional da inovação foi abordado por Doneivan Ferreira, diretor de Tecnologia do Instituto C3i, estrategista e cofundador de startups de base tecnológica, na palestra “Inovação como combustível para o Desenvolvimento”. Milton Padovan, pós-doutor em Agroecologia, falou sobre as novas formas de produção a partir dos sistemas agroflorestais biodiversos.

Mais de 180 trabalhos foram apresentados no segundo dia, que contou ainda com o minicurso “Desenvolvimento de Artigos Científicos de Alto Impacto”, com Valtencir Zucolotto, do Instituto de Física da USP de São Carlos, e com a visita técnica realizada à Cooperativa Agrícola Sul-Mato-Grossense (COPASUL).

No dia 12 foram realizadas as mesas: “Smart Cities e o E-government: serviço público eficiente e eficaz”, em parceria com o Consórcio Intermunicipal para Desenvolvimento da Região Sul de MS (CONISUL) e participação da Prefeitura Municipal de Naviraí; e “Desafios na Gestão de Cooperativas e a Cooperação na atualidade”, com contribuições de professores pesquisadores, gestores e articuladores de cooperativas em Mato Grosso do Sul. No período noturno, foram realizados 12 minicursos e, em parceria com a Associação dos Arquitetos e Engenheiros da região do Conesul (ASSENAR), foi realizado um debate público sobre inspeção e manutenção predial.

Na sexta-feira a programação contou com a roda de conversa “Desafios, oportunidades e perspectivas do desenvolvimento local e regional”, na qual empresários puderam expor sua trajetória e o que avaliam ser importante para o caminho rumo ao desenvolvimento. Uma mostra de empresas também possibilitou aos participantes a apresentação de produtos comercializados na região e o networking.

Matemática

O “Encontro com a Matemática” foi realizado pelos acadêmicos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) Pedagogia, sob a coordenação da professora Ana Carolina Faustino.

Eles levaram aos alunos de uma das turmas do primeiro ano da Escola Estadual Vinicius de Moraes uma tarde de aprendizado e brincadeiras. Entre as atividades estiveram experiências e descobertas relacionadas a calendários, padrões algébricos e outros conteúdos, e, ainda, uma visita às dependências do CPNV.

Durante todo o encontro os alunos foram acompanhados pela supervisora do programa na escola estadual, professora Cilmara.

Texto: Ariane Comineti – com informações e fotos da Comissão de Comunicação do CPNV