Câmpus de Aquidauana, Chapadão do Sul e Coxim realizam colação de grau conjunta

Na tarde de hoje, 18, os câmpus de Aquidauana, Chapadão do Sul e Coxim realizaram uma cerimônia virtual conjunta de colação de grau de graduação, licenciatura e bacharelado. Juntas, as unidades entregam à sociedade 99 profissionais capacitados nas áreas de Administração, Turismo, Ciências Biológicas, Geografia, História, Letras, Matemática, Pedagogia, Agronomia, Engenharia Florestal e Sistemas de Informação.

Recém-formada em Pedagogia, Rosinete Aparecida dos Anjos, chamou a solenidade de um dos mais belos momentos da vida acadêmica. “Foram várias dificuldades para chegarmos até aqui, 2020 foi um ano totalmente atípico e desafiador, somos vencedores”, bradou. “Esta tarde marcará nossas vidas, porque aqui sela uma fase pela qual passamos e que só nós sabemos o que enfrentamos dia após dia, mas saibam que este não é o final, é apenas o começo de uma trajetória linda que temos pela frente”.

Segundo Débora Costa Ibanhes, também recém-formada em Pedagogia, “poder estudar e formar na UFMS me trouxe uma oportunidade ímpar, onde proporcionou-me um ensino de qualidade. Enfatizo o meu curso Pedagogia-Licenciatura, que possibilitou a junção da teoria com a prática através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência e Residência Pedagógica, onde apresentam aos alunos o âmbito educacional das escolas. A Universidade Federal de Mato Grosso do Sul cumpriu com excelência o papel de formar alunos para o mercado de trabalho, visando a melhoraria da educação brasileira. A incrível trajetória vivenciada na UFMS abriu novos caminhos para podermos trabalhar com segurança e certeza que daremos o nosso melhor com ética, respeito, democracia e responsabilidade”, concluiu.

Segundo a diretora em exercício do Campus de Aquidauana, Adriana Wagner, “este é um momento muito especial e com certeza inesquecível. É a realização de um sonho, uma conquista de uma vitória que superou vários obstáculos, mas garanto que ter chegado até aqui valeu muito a pena. (…) Vocês sairão dessa instituição qualificados para atuar nas suas respectivas áreas, pois a educação da UFMS é gratuita e de muita qualidade”, afirmou.

Já o diretor do Campus de Chapadão do Sul, Kleber Gastaldi, comentou sobre o espaço que, a partir desta tarde, os recém-formados ganham no mercado profissional. “Certamente não é um momento muito fácil para quem está ganhando o mercado de trabalho, devido as consequências que essa pandemia gerou. (…) Nós, pessoas que participamos dessa formação, podem ter certeza que estamos muito felizes por vocês. Vocês estão saindo com o que eu costumo chamar de ‘selo de qualidade da UFMS’. Esse selo, vocês podem ter certeza, tem um peso muito grande. A UFMS é uma instituição de renome nacional e internacional e vocês estão levando essa marca nossa. De certa forma, essa marca tem um destaque graças a uma gestão extremamente competente, competitiva, audaciosa”, declarou.

Kátia Motta, diretora em exercício do Campus de Coxim, cumprimentou e parabenizou, além dos estudantes, seus familiares e amigos. “Entendo que esse é o momento no qual surge uma maré de sentimentos: emoção, superação, alívio, gratidão, sentimento de dever cumprido e, imagino também, um pouquinho de ansiedade para iniciar essa próxima etapa que espera vocês, mas tenho certeza que com amor e dedicação à profissão que vocês escolheram, vocês serão vitoriosos e terão muito sucesso em tudo o que vocês se dispuserem a fazer”.

“Aqui fica nossa gratidão a todos vocês, jovens, por terem escolhido a UFMS, por terem acreditado que era possível e por terem seguido em frente, mesmo nesse momento difícil de pandemia, por terem aceitado os desafios e hoje estarem aqui para celebrar o fim de uma etapa e o início de muitas outras. Agora vocês fazem parte da história da UFMS”, disse a pró-reitora de Planejamento, Orçamento e Finanças, Dulce Maria Tristão. “Lembrem: façam a diferença por onde passarem, façam o bem ao próximo, sejam inovadores, responsáveis, éticos”, aconselhou.

A vice-reitora Camila Ítavo prestou homenagem aos familiares e amigos dos formandos, aos professores, aos técnicos-administrativos e aos estudantes. “Não há desafio pessoal, não há desafio mundial, que não possa ser superado, que a gente não possa entender caminhos, pensando de maneira inovadora, pensando no coletivo e pensando na nossa missão fundamental. (…) Vocês agora têm uma grande ferramenta, um diploma maravilhoso chancelado pela nossa Universidade, para mudar a vida de vocês, dos outros, da família de vocês, e principalmente melhorar a realidade que vocês atuarem. Não percam nunca isso de vista, não esqueçam nunca essa mensagem do coração”.

“Ter um diploma de um curso superior de uma universidade pública, gratuita, de qualidade, inclusiva, laica, uma das melhores do mundo, é um diferencial nessa viagem que vai começar para vocês a partir de hoje”, discursou o reitor Marcelo Turine. “Sem educação e sem ciência nós não vamos reduzir as desigualdades e garantir os direitos previstos na nossa Constituição, então a gente aposta muito em vocês aqui hoje, quase cem profissionais que nós estamos entregando para o mercado de trabalho. Vocês são vitoriosos”.

A cerimônia virtual foi transmitida pela TV UFMS para mais 1.210 pessoas e as transmissões seguem acontecendo até sexta-feira, 22.

Texto: Leticia Bueno