Campanha Eu Respeito promove o conhecimento em programação repleta de atividades

Que a Universidade é um reduto de conhecimento não é novidade, mas o conhecimento não está apenas dentro das salas de aula. Conhecimento e sabedoria estão em tudo o que nos cerca: nos hábitos do dia a dia, na reflexão crítica sobre o passado em prol do futuro, no compartilhamento de experiências, nas oportunidades aproveitadas, na manutenção de uma vida saudável, na arte, etc.

A campanha Eu Respeito de novembro tem o objetivo de ressaltar e promover o conhecimento à comunidade acadêmica, com uma programação que abarca as diversas maneiras em que ele se manifesta e se prolifera – uma das principais missões de toda instituição de ensino.

E para todos que desejam ingressar na melhor e maior instituição de ensino de Mato Grosso do Sul, para receber um Ensino Superior público, gratuito e de qualidade ímpar, não se pode deixar passar duas oportunidades importantes: o Vestibular UFMS e o PASSE 2022. As inscrições encerram dia 8; acesse aqui e não perca!

De 3 a 23 de novembro será realizado o Mês da Consciência Negra, com cursos, palestras e aulas promovidas pelo Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (Neab) da UFMS, em alusão ao dia 20, considerado o Dia da Consciência Negra, importante data para que a sociedade reflita sobre o passado das pessoas negras no Brasil e busque se educar sobre as questões étnicas e raciais, como forma de combate ao racismo sócio-estrutural do país.

Dos dias 4 a 16, o Projeto Conectar Lives terá palestras e minicursos on-line sobre as temáticas: práticas pedagógicas, Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva; projetos e plataformas virtuais; Educação Infantil; e Ensino Fundamental.

O Movimento Concerto deste mês terá duas apresentações: o Recital de Trombones da UFMS, no dia 5, apresentação que encerrará os concertos musicais do Festival Mais Cultura; e o show da banda de jazz Urbem, no dia 23. Ambas serão transmitidas ao vivo pelo canal da TV UFMS.

O programa Todas as Artes receberá o músico Eduardo Martinelli para falar sobre a Orquestra Sinfônica Municipal de Campo Grande, um dos principais parceiros da Universidade na realização do Festival Mais Cultura. As apresentações da Orquestra marcaram, inclusive, o retorno das apresentações musicais abertas ao público no Teatro Glauce Rocha. Acompanhe o canal da TV UFMS para assistir.

No domingo, 7, será realizada a 10ª edição da Volta UFMS, iniciativa que tem como objetivo promover a prática esportiva entre a comunidade acadêmica da UFMS e a sociedade em cinco provas: Corrida (7 km), Caminhada (3.5 km), Caminhada – Desafio das Atléticas UFMS (3.5 km), Maratoninha (400 m) e Desafio das Autoridades (400 m). O percurso será na Cidade Universitária, em Campo Grande. Leia mais aqui.

Também no dia 7 será a 2ª Caminhada nos Câmpus, para incentivar a prática de atividade física e o combate ao sedentarismo nos câmpus do Pantanal, em Corumbá; Aquidauana, Três Lagoas, Coxim, Naviraí e Paranaíba. O percurso total da prova é de 3.5 km. Leia mais aqui.

No dia 9, o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) terá uma reunião aberta com a oficina Autoscopia: Metodologia de pesquisa e formação docente, promovida pelo Pibid de Biologia do Instituto de Biociência (Inbio). A atividade, voltada para professores e alunos da Educação Básica, será on-line, com transmissão pelo Google Meet.

Nos dias 23 e 24, o Programa Residência Pedagógica irá realizar o 1º Seminário de Residência Pedagógica da UFMS, com o tema “Experiências inovadoras e desafios da formação inicial no Centro-Oeste em tempos de ensino remoto”. O evento terá uma roda de conversa entre professores preceptores, duas mesas-redondas – uma sobre a importância e as contribuições do Programa Residência Pedagógica para a Educação e outra sobre a relação do Programa Residência Pedagógica com o estágio obrigatório; e apresentação de trabalhos.

O dia 25 de novembro é considerado o Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra a Mulher e, em alusão a data, o Programa Sou Mulher UFMS promoverá três transmissões ao vivo sobre violência obstétrica, violência de gênero e violência doméstica e familiar. A iniciativa é uma parceria com o Núcleo Institucional de Promoção e Defesa dos Direitos da Mulher, a Subsecretaria Municipal de Políticas para a Mulher e o projeto de extensão Mulher, Saúde e Cidadania.

O Monumento Símbolo da UFMS ficará aceso com a cor azul ao longo de todo o mês, em apoio ao Novembro Azul, campanha nacional de conscientização e prevenção do câncer de próstata e atenção à saúde do homem.

Acompanhe as redes sociais institucionais e o Portal, a TV e a Rádio Educativa UFMS para saber os detalhes de cada atividade da campanha – e participe!

Eu Respeito!

UFMS, a nossa Universidade!

Texto: Leticia Bueno