Campanha Eu Respeito de setembro tem como tema a Vida

Com atividades de conscientização para servidores, estudantes e colaboradores, a campanha Eu Respeito valoriza a Vida e fortalece as ações do Setembro Amarelo em todos os câmpus da UFMS. A campanha nacional, criada em 2015, busca incentivar o debate sobre a saúde mental e estimular reflexões em relação ao Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. Em alusão à data, o Monumento Símbolo ficará iluminado na cor amarela.

Ao longo de todo o mês, a arte atuará como uma aliada para a expressão de sentimentos e ampliação do bem-estar da comunidade universitária. A exposição Matéria Pictórica está aberta para visitação na Galeria de Artes Visuais, localizada no térreo do bloco 8, localizado no setor 1 da Cidade Universitária. A mostra de autoria do artista convidado Antonio Junior e dos professores da Faculdade de Artes, Letras e Comunicação (Faalc) Isaac Camargo, Priscilla Pessoa e Rafael Maldonado oferece uma panorama sobre a pintura contemporânea, com diferentes materiais e abordagens técnicas.

O Cineclube Audiovisual UFMS, também vinculado à Faalc, está de volta neste semestre com uma nova programação voltada à exibição e discussão de filmes da década de 1990. As sessões são gratuitas e abertas ao público, com intuito de ampliar o acesso a diversas obras e estimular uma postura crítica dos espectadores. Neste mês, haverá atividades nos dias 19, com o filme Os Fuzis, de Ruy Guerra, e 21, com Bang Bang, de Andrea Tonacci. Os encontros são realizados no auditório Marçal de Souza Tupã-Y, na Cidade Universitária, sempre às 17h30, sem necessidade de inscrição prévia. As sinopses estão disponíveis no perfil do projeto no Instagram.

O fortalecimento da saúde mental também perpassa a vivência de novas experiências e a ampliação de horizontes. Até o dia 1º, especialistas e doutores de diversas áreas de conhecimento interessados em atuar como professores da UFMS podem se inscrever para o concurso público da Universidade. Para participar, é necessário conferir o edital, preencher o formulário de inscrição e anexar os documentos exigidos para cada vaga. Mais informações neste link.

No dia 2, a partir das 19h, toda a comunidade é convidada para a palestra Judicialização da Saúde em Mato Grosso do Sul, com o desembargador do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul Nélio Stábile, no auditório 1 do Complexo Multiuso 1, na Cidade Universitária. Esse tipo de situação ocorre quando a população busca o acesso a tratamentos médicos, medicamentos ou procedimentos soluções para problemas de saúde por meio de ações judiciais. A programação é gratuita e haverá emissão de certificado aos participantes.

O reconhecimento das contribuições dos professores Maria Lígia Rodrigues Macedo e Celso Vitorio Pierezan ao ensino superior do Estado farão parte das atividades do dia 3. Em alusão ao Dia Estadual da Educação Superior, os docentes serão homenageados pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul com a Medalha Darcy Ribeiro e a Comenda Pedro Pedrossian, respectivamente. Na mesma data, será empossada a nova gestão do Conselho de Reitores das Instituições de Ensino Superior (Crie-MS), presidida pela reitora Camila Ítavo. O evento será transmitido ao vivo a partir das 14h, no canal da TV UFMS.

A preparação dos estudantes concluintes para o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) também faz parte das ações realizadas ao longo do mês de setembro.  Além das atividades presenciais, nos dias 4 e 18, às 19h, o canal da TV UFMS transmite palestras, promovidas pela Diretoria de Avaliação Institucional, sobre o Enade das Licenciaturas e sobre as provas voltadas para os cursos bacharelados e tecnológicos.

O encerramento da primeira semana do mês será marcado pela Sexta na Concha, no dia 5, com palco aberto, a partir das 17h, e apresentação musical do cantor Guga Borba, às 18h. Para possibilitar a participação de estudantes e servidores de todos os câmpus, o show na Concha Acústica será transmitido pela TV UFMS.

No Câmpus da UFMS de Coxim (CPCX), a partir do dia 8, a exposição Itinerâncias apresenta o acervo da Universidade, com obras originais de artistas sul-mato-grossenses.

A promoção de um ambiente mais justo e acolhedor é uma das ações realizadas pela Universidade. De 9 a 12, o Seminário Tecnologia Assistiva voltada para a Educação nos Tempos de Inteligência Artificial irá reunir professores, técnicos-administrativos, estudantes, pesquisadores, profissionais e autoridades nos auditórios 1 e 2 do Complexo Multiuso 1, na Cidade Universitária. O evento busca explorar a interseção entre desenvolvimento tecnológico e inclusão para autonomia e participação plena de pessoas com deficiência. A programação completa está disponível aqui.

No dia 10, estudantes, servidores e colaboradores terceirizados estão convidados para a mesa-redonda Autocuidado e saúde mental: hábitos que estimulam sua mente, das 9h às 11h, com transmissão pelo canal da TV UFMS. Participarão do evento on-line a professora do curso de Psicologia do Câmpus da UFMS do Pantanal (CPan) Carolini Bezerra, a professora do curso de Educação Física do CPan Silvia Baruki e o professor do curso de Enfermagem do CPCX Helder Lima.

De 16 a 18, os servidores da Instituição estão convidados para participar da Formação integrada para atuação em Comissões de Verificação e garantia dos direitos às vagas reservadas em cursos e concursos da UFMS. O curso é promovido pelas pró-reitorias de Graduação, Pesquisa e Pós-Graduação, Gestão de Pessoas (Progep) e de Cidadania e Sustentabilidade. Os encontros on-line serão divididos em atividades teóricas, oficinas práticas, simulações e leitura do material didático de apoio.

Em setembro, toda a comunidade também está convidada para o Festival Mais Cultura, com atrações musicais, dança e literatura de forma gratuita, entre os dias 22 e 26. A programação será divulgada em maiscultura.ufms.br.

No dia 25, o Câmpus da UFMS de Ponta Porã promove o evento Todas as Vidas Importam. A programação on-line terá a participação de especialista em saúde mental para bate-papo com estudantes. Clique aqui para participar.

Apoio 

Caso precise de ajuda, não hesite em procurar a Progep e a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis ou demais canais, como o Centro de Valorização da Vida e unidades especializadas do Sistema Único de Saúde. A página Saúde Mental da UFMS apresenta os serviços ofertados pela Universidade e pela Rede de Atenção Psicossocial para estudantes, servidores e para a comunidade.

Acompanhe as redes sociais, o nosso Portal de Notícias e a TV UFMS para saber os detalhes de cada atividade da campanha. Participe!

Eu Respeito

UFMS inovadora, sustentável e humana.

Texto: Thalia Zortéa