No dia 31 de maio, a partir das 15h, no Parque das Nações Indígenas, será realizada a 2ª Caminhada #TodosPorElas pelo fim do feminicídio. A UFMS apoia a campanha promovida pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, por meio da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar, em parceria com o Governo do Estado e a Assembleia Legislativa. As primeiras 400 inscrições receberão brindes. Para participar, basta preencher o formulário disponível neste link.
A Universidade assinou o Termo de Adesão à campanha em 2024 comprometendo-se a divulgar as ações realizadas, promover ações educativas de prevenção à violência de gênero, envolver estudantes, servidores e parceiros nesta mobilização e apoiar políticas públicas em defesa dos direitos das mulheres.
“É fundamental que a UFMS esteja engajada em iniciativas como a #TodosPorElas, pois é uma instituição pública comprometida com a formação cidadã e com a transformação social. Apoiar campanhas que promovem a equidade de gênero e o enfrentamento à violência contra as mulheres é parte da nossa missão de contribuir para uma sociedade mais justa, igualitária e inclusiva. Ao apoiarmos essa campanha, também incentivamos o protagonismo das mulheres na ciência, na educação e na vida social”, informa a pró-reitora de Cidadania e Sustentabilidade (Procids), Vivina Sol.
Para a diretora de Cidadania da Procids, Luciana Contrera, a adesão formal à campanha destaca a responsabilidade social da Universidade e a importância de engajar a comunidade universitária em causas como essa. “A UFMS não apenas assina um termo, mas assume um compromisso público e permanente com a vida das mulheres, integrando ensino, pesquisa e extensão à defesa de direitos humanos”, aponta.
“Será um momento de mobilização e de reafirmação do nosso compromisso com o respeito, a igualdade e o enfrentamento à violência contra as mulheres. Participe, fortaleça essa rede de apoio e ajude a construir uma sociedade mais justa e segura para todas e todos”, finaliza.
A caminhada terá como ponto de partida e chegada a Concha Acústica Helena Meirelles, dentro do parque, e contará com um percurso de aproximadamente 1 km. Recomenda-se que os participantes levem sua própria garrafa de água e não será permitida a entrada de animais, nem o uso de bicicletas no espaço do evento.
O objetivo da campanha é promover o combate, a prevenção e a erradicação do feminicídio, por meio da mobilização das instituições e sociedade. Entre as ações estão a articulação com órgãos públicos e sociedade civil e a realização de atividades em prol da prevenção e do enfrentamento à violência como oficinas, rodas de conversa, seminários, ações educativas e mobilizações públicas. A #TodosPorElas também estimula que as instituições assumam um compromisso público com a equidade de gênero e com a criação de ambientes seguros e acolhedores para mulheres.
Mais informações sobre a campanha podem ser acessadas neste link.
Texto: Ariane Comineti
