Calouros são recepcionados com programação especial

O ano letivo na Cidade Universitária e nos nove câmpus teve início nesta segunda-feira. A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Proaes) e as representações estudantis organizaram diversas atividades para recepcionar e acolher os novos estudantes. O objetivo é fazer com que todos conheçam a Universidade e se sintam parte à comunidade universitária.

A programação especial conta com atividades específicas de cada curso e ações institucionais que se estendem até março. A recepção institucional está prevista para esta quarta-feira, 19, com exceção de alguns câmpus que realizarão o evento em outra data. Neste dia, será apresentada a Universidade e toda a sua estrutura e será entregue aos novos acadêmicos um kit de boas-vindas.  Na Cidade Universitária, o evento será realizado no teatro Glauce Rocha, a partir das 8h.

Segundo a pró-reitora de Assuntos Estudantis, Ana Rita Barbieri, a Universidade se alegra em receber e fazer parte do sonho de tantas pessoas. “Esse é o grande evento da Instituição, a recepção de calouros foi organizada com muito cuidado e carinho por toda equipe. Nesta edição, os estudantes estão com mais protagonismo e temos diversas atividades na programação”.

As apresentações se estendem para os grupos estudantis, com a participação da Federação das Empresas Juniores do MS, Liga das Atléticas, Diretório Central dos Estudantes e outros grupos de apoio aos estudantes da UFMS. Ao longo da semana, os estudantes poderão conhecer a estrutura administrativa da Universidade, visitar as instalações, receber orientações sobre assuntos estudantis, participar de atividades culturais, esportivas e recreativas, além de conhecer os projetos de ensino, pesquisa e extensão.

O cronograma de boas-vindas também inclui duas atividades que fazem parte da campanha Eu Respeito de fevereiro. O trote solidário promoverá a doação de sangue e o cadastro para doação de medula óssea em Campo Grande e em todos os câmpus nos quais o município possui Hemocentro. O trote responsável incentivará o cuidado ao meio ambiente e o combate ao mosquito Aedes aegypti e ocorrerá no evento de recepção da Cidade Universitária. Também como parte da campanha e da recepção, a campanha UFMS Sem Assédio prevê a divulgação de peças gráficas de conscientização nas mídias sociais e unidades, além de capacitações e oficinas junto aos estudantes e servidores.

No dia 20 de fevereiro, a comunidade acadêmica está convidada para participar da Aula Magna que será ministrada às 8h, no Teatro Glauce Rocha. O encontro terá a presença da presidente da Enactus do Brasil, Joana Rudiger, e visa motivar os estudantes para ações de empreendedorismo social. Durante a cerimônia, haverá também uma apresentação da peça Id 40, com a Cia. de dança contemporânea, para contar a história da federalização da Universidade. O evento será transmitido ao vivo pela TV UFMS.

Ainda como parte da programação especial, mas aberto a toda a comunidade, a Casa da Ciência realizará em Campo Grande, na noite do dia 20 de fevereiro, um evento de observação do céu com telescópios.

Confira abaixo o cronograma completo das atividades:

Download (PDF, 15.03MB)

Texto: Fernanda Venditte