As instituições apoiadoras do movimento de jovens empreendedores participaram, hoje (22), de um café da manhã especial com o reitor da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), professor Marcelo Turine, e a vice-reitora professora Camila Ítavo. O 1º Café Empreendedor foi realizado na sala de atos da reitoria e contou com 16 entidades. Na ocasião, estiveram presentes também: o subsecretário de Juventude do Mato Grosso do Sul, Diego Mariano, e os pró-reitores Gestão de Pessoas e do Trabalho (Progep), Antonio José Angelo Motti, de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis (Preae), professor Marcelo Fernandes, de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Propp), professor Nalvo Franco de Almeida Jr, de Administração e infraestrutura, Cláudio Cesar da Silva e de Planejamento e Orçamento (Proplan), Dulce Maria Tristão.
A iniciativa do Café Empreendedor é o primeiro passo para criação de um projeto de integração entre universidade e sociedade civil organizada com o objetivo de debater políticas públicas para juventude e promover o empreendedorismo nos jovens. O encontro será um evento permanente no calendário de atividades da UFMS, consolidando, desta forma, um espaço de diálogo contínuo onde o conhecimento da universidade estará à disposição dos jovens que quiserem abraçar ideias empreendedoras.
Na avaliação do subsecretário de juventude, Diego Mariano, a UFMS está concedendo um importante espaço de apoio aos jovens empreendedores. “As universidades não podem ser ilhas de conhecimento fechadas em si mesmas. E a UFMS está dando um passo importante nesse sentido ao estabelecer uma ponte com a sociedade no intuito de transferir conhecimento e apoiar o empreendedorismo. Isso garantirá mais resultados para todos nós”, disse.
Em sua fala de boas-vindas, o reitor ressaltou que a gestão pública precisa estar aberta para sociedade, participando de ações que contribuam para o desenvolvimento socioeconômico do Estado e do Brasil. “Nossa mensagem é clara. Sozinhos, não vamos superar as adversidades, muito menos a crise. Por isso estamos abrindo a universidade para acolher as iniciativas empreendedoras que nascem dos nossos jovens. Estimular essa visão social em uma gestão pública é decidir por transformar a universidade, no nosso caso, em um instrumento de grande impacto para o desenvolvimento regional e nacional”.
Como prova desse potencial transformador, a Pantanal Incubadora Mista de Empresas (PIME/UFMS), durante a cerimônia de incubação e graduação de empresas realizada no Café Empreendedor, mostrou alguns casos de sucesso como a empresa de engenharia elétrica Gama GP e a desenvolvedora de jogos Asantee Games.
O sócio–proprietário da Gama GP, Gustavo Pires, contou que graças ao apoio da PIME/UFMS o projeto, que nasceu ainda na faculdade, se tornou uma empresa consolidada no mercado de Campo Grande. “A Gama GP foi fundada em julho de 2012 e incubou-se na PIME/UFMS. Na época, tínhamos apenas dois funcionários, eu e meu sócio, e nossa sede ficava em casa. A PIME nos forneceu toda a base para que pudéssemos crescer. Hoje temos uma sede própria e 33 funcionários”.
Para Asantee Games o papel da UFMS também foi decisivo. Bruno Pereira, sócio-fundador da empresa, lembrou que o aprendizado obtido na PIME/UFMS ajudou na elaboração do planejamento estratégico da empresa e na sua organização. “Nós tínhamos pouco dinheiro e não podíamos errar. Com a ajuda da PIME montamos nosso planejamento estratégico e lançamos nosso primeiro game, o Magic Rampage, que já tem mais de 3 milhões de downloads”.
Participaram do 1º Café Empreendedor as seguintes entidades: Living Lab/MS, StartupMS, O Conselho de Jovens Empresários da Associação Comercial e Industrial de Campo Grande (CJE-ACICG), a Câmara de Dirigentes Lojistas Jovem de Campo Grande (CDL Jovem), Associação dos Jovens Empreendedores e Empresários de Mato Grosso do Sul (AJE/MS), Associação dos Novos Advogados de Mato Grosso do Sul (ANA/MS), CREA Junior, CRA Junior, Fundação Estudar, AIESEC, o Centro Acadêmico Jovens Administradores Empreendedores (CAJAE ESAN/UFMS), Empresas Juniors, Anjos do Brasil, Mentoring Young Talents e RedeMS de Inovação.
A organização do Café Empreendedor ficou por conta da Coordenadoria de Relacionamento Universidade/Empresa (CRE/UFMS).





























