Brinquedoteca do Câmpus do Pantanal abre vagas para crianças de 4 a 10 anos

Filhos ou crianças de 4 a 10 anos que estejam sob a guarda legal de servidores, estudantes e colaboradores podem ser atendidos pela Brinquedoteca do Câmpus do Pantanal (CPan). As inscrições estão abertas e podem ser feitas até 20 de outubro.

“A implantação da Brinquedoteca foi muita aguardada pela comunidade acadêmica, principalmente pelo curso de Pedagogia. É muito importante porque abre várias oportunidades para o desenvolvimento de atividades, que vão contribuir com a formação dos nossos estudantes.  As expectativas são as melhores possíveis, porque é a realização de um sonho do CPan. Quero agradecer à gestão da UFMS pelo apoio na implantação da unidade”, enfatizou o diretor do Câmpus, Aguinaldo Silva.

A professora do Cpan e responsável pela Brinquedoteca, Rosimara Silva Correia, destacou a alegria com o início das atividades. “Estamos todos animados e com altas expectativas para recebermos às crianças e darmos início às vivências na Brinquedoteca. Um momento que será repleto de criação de sentido para todas as pessoas envolvidas, e de aprendizagens e novas experiências para todas as crianças”, ressaltou.

A Brinquedoteca do CPan contempla um sala ampla, onde estão organizados os recursos pedagógicos para realização de atividades lúdicas, como jogos e brincadeiras. Segundo a professora, a comunidade universitária poderá contar com o apoio do CPan, pois será oferecido um local seguro para deixar seus filhos e filhas. Além disso, os estudantes também se beneficiam. “[Eles serão] contemplados no seu âmbito formativo com a vivência de práticas que se relacionam diretamente com a teoria. A abertura da unidade propiciará compartilhamento de saberes entre todos e todas”, complementou.

A capacidade total é de até 12 crianças por período. As atividades são organizadas em turmas para crianças com idade de 4 a 5 anos (nas terças e quartas-feiras, das 18h às 21h30), de 6 a 7 anos (nas quartas e quintas-feiras, das 14h às 17h30), e de 8 a 10 anos (nas segundas-feiras, das 8h às 11h30 e nas quintas-feiras, das 18h às 21h30).

As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo Sistema de Informação e Gestão de Projetos. Serão destinadas 40% das vagas para crianças filhos de estudantes; 30% das vagas para filhos de servidores e 30% para filhos de colaboradores terceirizados. Os responsáveis devem estar matriculados de forma ativa nos cursos de graduação ou pós-graduação oferecidos pela Universidade, possuir perfil atualizado no CadÚnico, no caso de estudantes; estar em exercício efetivo na UFMS, no caso de servidores; ou estar em efetivo exercício como terceirizado no caso de colaboradores. Também é necessário anexar os documentos exigidos no edital aqui.

“Vale ressaltar que as vivências na Brinquedoteca terão como um dos focos a prevenção da violência desde a primeira infância, propiciando vivências de uma educação antirracista e de igualdade de gênero por meio da ludicidade. Contaremos com uma equipe de quatro professoras do Câmpus, duas estagiárias e seis voluntários e voluntárias dos cursos de Pedagogia e Educação Física”, conclui Rosimara.

Texto: Vanessa Amin

Fotos: Marcos Gonçalves