Bolsa Artista incentiva ações de comunicação e produções culturais na UFMS

Estudantes de graduação têm até 13 de agosto para se candidatarem à Bolsa Artista 2025. Inédita na Universidade, a iniciativa busca valorizar estudantes que atuam como artistas, comunicadores e produtores culturais, reconhecendo seus talentos e apoiando sua permanência na UFMS por meio de um incentivo financeiro. As inscrições devem ser feitas no Sistema de Informação e Gestão de Projetos (Sigproj)

“A Bolsa Artista nasce da compreensão de que a arte e a cultura são dimensões fundamentais da formação universitária e do bem-estar da comunidade acadêmica e externa. A proposta foi construída com base em escutas e demandas apresentadas por coletivos culturais, grupos artísticos e professores ligados à extensão universitária, mais um compromisso da gestão da reitora Camila Ítavo e do vice-reitor Albert Schiaveto cumprido”, informa a pró-reitora de Extensão, Cultura e Esporte (Proece), Lia Brambilla.

Conforme a pró-reitora, trata-se de uma forma concreta de reconhecer e valorizar o estudante-artista como agente transformador no ambiente universitário. “A bolsa oferece apoio à permanência estudantil, especialmente a quem atua nas áreas culturais, que muitas vezes não têm espaço formal de incentivo. Em termos de abrangência, o edital contempla bolsas para todos os câmpus, assegurando que a ação se expanda para todo o Estado e fortaleça a produção artística nos diversos territórios onde a UFMS está presente”, destaca.

As bolsas mensais no valor de R$700,00 terão vigência de setembro a novembro de 2025. Os bolsistas devem ter disponibilidade de 20 horas semanais e irão atuar na organização e desenvolvimento de ações culturais e de comunicação nas unidades da UFMS, de forma articulada com os setores de cultura dos câmpus. “Eles poderão participar de apresentações musicais, intervenções cênicas, performances, oficinas, exposições visuais, saraus, festivais universitários e outros eventos que promovam a arte dentro da Instituição. A ideia é que os bolsistas contribuam ativamente para a programação cultural da Universidade, promovendo acesso, diversidade e integração”, explica a pró-reitora.

As unidades de atuação e a descrição das atividades podem ser acessadas no edital. “Vale destacar que o processo de seleção envolve análise de portfólio artístico e plano de atuação cultural nas unidades, o que garante que os bolsistas tenham não apenas talento, mas também compromisso com ações coletivas. A Bolsa Artista UFMS 2025 integra um conjunto maior de iniciativas culturais da Universidade, como o Festival Universitário da Canção (FUC), o Programa Mais Cultura UFMS, reafirmando o papel da UFMS como promotora da arte e da diversidade cultural em Mato Grosso do Sul”, finaliza Lia. 

O resultado preliminar está previsto para 19 de agosto e a publicação será na página da Proece. O período para recursos está previsto para 20 e 21 de agosto e o resultado final para 25 de agosto. O início das atividades será em 1º de setembro.

Texto: Ariane Comineti