Banda e Orquestra Experimental Comunitária estão com audições abertas

O Núcleo Sinfônico UFMS está com audições abertas para a Banda e Orquestra Experimental Comunitária. No primeiro semestre de 2025, serão oferecidas 25 vagas nos conjuntos, contemplando instrumentos como violino, viola de arco, violoncelo, contrabaixo de arco, clarineta, saxofone tenor, oboé, fagote, trompa, tuba e percussão. Os interessados devem se inscrever até 3 de março neste link.

As atividades da Banda estão previstas para as segundas-feiras, das 20h50 às 22h30. Já os ensaios da Orquestra serão nas terças-feiras, das 19h às 20h30, ambas no Auditório Prof. Luis Felipe de Oliveira, localizado no setor 3 da Cidade Universitária.

Para participar é necessário ter no mínimo 12 anos completos até a data da inscrição, realizar leitura básica de partituras, possuir instrumento próprio e disponibilidade para comparecer nos dias e horários das atividades. Também é necessário encaminhar um vídeo executando a partitura do instrumento de interesse.

As vagas remanescentes continuarão sendo divulgadas ao longo do ano, possibilitando novas oportunidades para interessados. As atividades são gratuitas e estão previstas para começar em março, com foco na música brasileira.

A Banda e a Orquestra Experimental Comunitária da UFMS são ações do projeto de extensão Núcleo Sinfônico UFMS. “[As atividades] contribuem para a democratização do acesso à prática musical e para o fortalecimento do vínculo entre a Universidade e a sociedade. Essas iniciativas permitem que músicos de diferentes níveis tenham uma experiência enriquecedora ao praticar e se apresentar em conjunto. Além do desenvolvimento técnico-musical dos integrantes, a ação promove apresentações gratuitas para a comunidade, ampliando a oferta de atividades culturais e incentivando a apreciação musical”, enfatiza o professor da Faculdade de Artes, Letras e Comunicação e coordenador do Núcleo Sinfônico, Jorge Geraldo.

Nessas ações, estudantes do Curso de Música da UFMS têm a oportunidade de desenvolver conteúdos teóricos e práticos dentro dos conjuntos, o que contribui para a formação acadêmica e profissional. “Acredito que a experiência que tive dentro da Banda Experimental como músico e futuro educador foram de grande valia. Os ensaios me mostraram uma nova abordagem pedagógica que poderia ter dentro de um grupo grande de músicos, desde o estudo coletivo ao individual das obras”,  disse Kauã Faria.

Os selecionados serão comunicados por e-mail e demais orientações sobre as atividades. No caso de menores de idade, a ciência da participação e a autorização para uso de imagem nas redes sociais do projeto devem ser fornecidas pelos responsáveis.

Texto: Bianka Macário 

Fotos: Núcleo Sinfônico UFMS