Banco de talentos do UFMS Digital tem oportunidades para professor tutor

Interessados em atuar como professor tutor nos cursos a distância de Ciência dos Dados, Processos Gerenciais e Tecnologia da Informação poderão se cadastrar no banco de talentos do UFMS Digital. As inscrições estarão abertas de 22 a 31 de agosto no Sistema de Informação e Gestão de Projetos (Sigproj).

Poderão participar, docentes, técnicos administrativos e estudantes de pós-graduação stricto sensu da UFMS e também estudantes de pós-graduação stricto sensu das diversas instituições de ensino superior do estado. As bolsas terão valor mensal de R$1.500,00 para 20 horas de atividades semanais e atuação neste segundo semestre de 2022. Serão selecionados até cinco tutores para cada um dos cursos e, havendo disponibilidade de novas vagas, outros tutores poderão ser convocados. 

Segundo o diretor da Agência de Educação Digital e a Distância (Agead), Hercules da Costa Sandim, o trabalho da tutoria é primordial para o acompanhamento dos estudantes nos cursos a distância. “Cada tutor atenderá em torno de 100 estudantes, acompanhando as ofertas das disciplinas, auxiliando em questões operacionais da gestão da aprendizagem on-line e também fomentando o engajamento dos estudantes para que possam ter uma experiência de aprendizagem efetiva e contextualizada. Os tutores têm uma série de atribuições pedagógicas, tecnológicas e de gestão da aprendizagem que envolvem conhecimentos, habilidades e atitudes essenciais para o bom desempenho dos estudantes nos cursos”, apontou. 

Requisitos e classificação

Para participar do cadastro para o banco de talentos é preciso residir em Mato Grosso do Sul; ter disponibilidade de 20 horas semanais para as atividades; ter curso superior na área de conhecimento do curso de interesse ou área afim; ter habilidade no uso de computadores e facilidade de acesso aos recursos de conectividade à Internet e ter também habilidades para promover a tutoria a distância e a mediação da aprendizagem on-line para todas as disciplinas ofertadas durante o período letivo da convocação.

Os servidores da UFMS interessados em se candidatar têm de ter ainda realizado os cursos “Formação em EaD” e “Formação em TICs”, oferecidos pela Agead em parceria com a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep). Para os estudantes de pós-graduação, será obrigatória a matrícula e realização do curso de especialização lato sensu “Tutoria em Educação a Distância”, que será ofertado pela Agead no âmbito da Universidade Aberta do Brasil, com previsão de início em 2023.

A classificação seguirá os critérios elencados no edital de divulgação e a ordem de prioridade de convocação será para servidores da UFMS, estudantes de pós-graduação da Universidade e estudantes de outras pós-graduações.  

A previsão de divulgação dos candidatos cadastrados é dois de setembro. O período para recursos está previsto para três a cinco de setembro e o resultado final, para oito de setembro. Os convocados participarão de uma formação inicial, prevista para 12 a 16 de setembro e as aulas devem iniciar em 19 de setembro.

Todas as informações sobre a seleção podem ser acessadas no edital de divulgação, no portal da Agead, onde serão publicadas também todas as demais etapas do cadastro. 

 

Texto: Ariane Comineti