Nesta sexta-feira, 21, a vice-reitora Camila Ítavo participou da solenidade de entrega de equipamentos e veículos para a Rede de Banco de Leite Humano de Mato Grosso do Sul em especial, para a Maternidade do Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (Humap-UFMS/Ebserh). O evento foi realizado no auditório do Inard Adami, na Cidade Universitária e contou com a presença o superintendente do Humap-UFMS/Ebserh, Cláudio César da Silva; do governador do distrito 4470 do Rotary Internacional Edilson Bigatão, Maria Aparecida de Almeida Cruz, representando a Secretaria de Estado de Saúde; da coordenadora do Centro de Referência para o Bando de Leite Humano de MS, Elisabete Kamiya; da presidente da Comissão Estadual de Banco de Leite Humano de MS, Vanessa Torres Braga; entre outras autoridades e representantes do Rotary, instituições, hospitais e órgãos públicos.
“Hoje é um dia de alegria, mesmo nesses tempos de pandemia. Nós, gestores dos hospitais públicos, lutamos diariamente com as dificuldades e acreditamos que a sociedade civil e organizada pode e deve contribuir com instituições públicas e sérias tanto da área de educação, segurança e, principalmente, da saúde. Estamos recebendo este apoio e criando uma ponte com uma instituição tão bacana como o Rotary, que oferece muitos benefícios à nossa comunidade”, disse o superintendente do Humap-UFMS/Ebserh.
Durante a solenidade, foram entregues ao banco de leite do Humap-UFMS/Ebserh e dos hospitais Regional de Mato Grosso do Sul, Santa Casa, Universitário da Grande Dourados e Maternidade Cândido Mariano, equipamentos como freezers, banho-maria para aquecimento, acidímetro, cremômetro, autoclave, bombas extratora de leite, computador, seladora, ar condicionado e automóveis para auxiliar nas atividades, além de treinamentos. O valor investido pelo Rotary foi de mais de 220 mil reais.
“Banco de Leite é um centro de lactação que está vinculado a um hospital materno-infantil, que tem como objetivos desenvolver ações de promoção e proteção ao aleitamento materno, campanhas para incentivar a doação, assistência à gestante, puérpera, nutriz e lactente na prática do aleitamento materno e controle clínico da doadora. Espero que esta parceria que iniciamos com o Rotary hoje permaneça ao longo dos anos, pois precisamos da cooperação de todos”, enfatizou Elizabeth.
Emocionada, a Vanessa Torres falou da dificuldade dos trabalhos durante a pandemia e agradeceu pela parceria. “Não é um trabalho fácil, então esses equipamentos para nós são um presente. Com a pandemia tivemos uma queda significativa nas doações e desde o ano passado vimos nos reunindo para resolver esta situação. Em nome de todos os bancos de leite do Estado, de toda a comissão e, principalmente, em nome de todos os nossos bebês que estão na UTI e tanto necessitam do leite, agradecemos de coração ao Rotary”, disse.
“Agradecemos ao governador do Rotary por esse olhar diferenciado pela nossa Universidade e para toda a rede de bancos de leite do Estado. A emoção da Vanessa contagia porque são palavras que vêm do coração. Em um momento tão difícil, isso acalenta e fortalece nossa equipe e toda a rede. Muito obrigada! Que tenhamos mais momentos como esse!”, destacou a vice-reitora Camila Ítavo.
Em nome do Rotary, falou o governador Edilson Bigatão. “Quanto desenvolvemos um projeto temos pressa para que seja entregue para a comunidade a fim de que ela possa fazer uso o mais rápido possível. O Rotary é uma organização sem fins lucrativos e clube de serviços comunitários, na qual, juntos, homens e mulheres apontam problemas e buscam soluções. Hoje, somos aproximadamente 1,2 milhão de rotarianos, distribuídos em 220 países. No nosso distrito somos 1,7 mil, abrangendo todo o estado de MS e parte do estado de SP e Pedro Juan Caballero no Paraguai. Estamos entregando vários equipamentos e tenho a certeza que este projeto fará a diferença na vida de muitas pessoas”, finalizou.
Texto: Vanessa Amin
Fotos: Comunicação Humap-UFMS/Ebserh, Thayná Oliveira e TV UFMS