Autoavaliação Institucional começa no dia 15

A partir de 15 de setembro os acadêmicos, professores e técnicos administrativos da UFMS terão a oportunidade de contribuir para o aprimoramento da Universidade. Por meio de questionários online a comunidade poderá realizar a Autoavaliação Institucional, colaborando com opiniões e sugestões sobre ações de ensino, pesquisa, extensão e de gestão.

O processo é sigiloso e extremamente importante para que a UFMS siga cumprindo sua missão, objetivos e metas, imprimindo cada vez mais qualidade em todas as suas ações.

Os questionários serão disponibilizados para os alunos no Sistema Acadêmico (SISCAD) e enviados como link aos professores e técnicos via e-mail. O prazo para a contribuição é de 30 dias a partir do dia 15/09.

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O que é a Autoavaliação Institucional?

Trata-se de um processo global e contínuo, envolvendo avaliação-planejamento-transformação-replanejamento. “É se olhar no espelho com olhos críticos e objetivos e ver refletidas as potencialidades e as imperfeições e a partir disso fazermos proposições para solucionar o que não está adequado”, explica a Secretária Especial de Avaliação Institucional da UFMS, Marize Terezinha Lopes Pereira Peres.

A condução da Autoavaliação Institucional deve abranger dez dimensões que podem ser conferidas no arquivo disponível no final desta matéria.

Os resultados da autoavaliação são utilizados pela gestão da Universidade, possibilitando o aperfeiçoamento do seu desempenho em diversas frentes; e enviados em forma de relatório ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), para fins de avaliação institucional junto ao Ministério da Educação (MEC).

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Quem é responsável pela Autoavaliação Institucional?

A condução é de responsabilidade da Comissão Própria de Avaliação (CPA) da UFMS, que é composta por docentes, técnicos-administrativos, discentes da graduação e da pós-graduação e por um representante da sociedade.

Trabalhando junto à CPA estão também as Comissões Setoriais de Avaliação (CSA), existentes em cada Unidade de Administração Setorial da UFMS; os coordenadores e colegiados de cursos; os núcleos docentes estruturantes (NDE) e a Ouvidoria.

Dando suporte ao processo está ainda a Secretaria Especial de Avaliação Institucional (SEAVI), criada no início da atual gestão da UFMS com o intuito de coordenar e articular as diversas ações de avaliação desenvolvidas na Instituição.

Mais informações sobre a Autoavaliação Institucional podem ser obtidas pelo email: cpa.rtr@ufms.br

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