Ação é importante e traz várias vantagens para as associações
Representantes de novas Associações Atléticas Esportivas da UFMS ou de Associações já existentes já podem realizar o cadastro ou o recadastramento e atualização junto à Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Esporte (Proece). O procedimento pode ser feito, em fluxo contínuo, até 31 de dezembro, no Sigproj.
O pró-reitor da Proece, Marcelo Fernandes, destacou a importância do cadastro. “As atléticas são entidades de livre associação e representam a autonomia e o empreendedorismo dos estudantes no campo cultural e esportivo. São muito importantes na vida acadêmica, sobretudo na vida social dos estudantes. O cadastro e o recadastramento auxiliam a administração a ter uma interlocução mais rápida com as atléticas e saber quais demandas elas apresentam”, apontou. “Estamos abrindo o edital com antecedência neste ano, para que as atléticas se organizem e a partir do cadastro conseguirem participar de editais de fomento para suas atividades”.

“Recomendamos todos os dirigentes que façam o cadastramento. É um processo bem simples. Sempre que há alguma solicitação das atléticas à Proece, verificamos se a mesma está cadastrada ou não. As que estão cadastradas tem prioridade no agendamento de espaços esportivos para treinamento e empréstimo de materiais esportivos”, explica o diretor de Cultura e Esporte da Proece João Batista de Santana.
De acordo com a secretária de Projetos e Eventos Esportivos da Proece, Edineia Ribeiro, em 2022, foram 16 atléticas cadastradas. “Foi um número expressivo pós-pandemia. Para 2023, temos a expectativa de que aumente. O trabalho e a parceria das atléticas são fundamentais para movimentarmos ações que são vida para os jovens dentro da UFMS. O nosso contato com as atléticas ocorrem por meio de reuniões presenciais, e-mail, grupo de WhatsApp. A relação do esporte com as atléticas é via de mão dupla. Assim, os resultados são garantidos. As atléticas se fortalecem e a Universidade fomenta essa parceria nos eventos organizados por eles. Por outro lado, as atléticas são grandes apoiadoras dos eventos organizados pela cultura e esporte da UFMS”, comenta.
Como cadastrar
Para ser cadastrada é preciso que a Atlética tenha um estatuto que regulamente sua situação no âmbito institucional e não tenha pendências com a Proece. No caso de recadastramento é preciso mostrar ser atuante junto à UFMS, com comprovação das ações por meio de materiais de divulgação, registro em mídias sociais e/ou matérias jornalísticas das atividades desenvolvidas nos últimos quatro anos. No caso de criação de uma nova Atlética, as ações programadas deverão ser divulgadas em mídia sociais.
O presidente da Associação será o coordenador da proposta. Será preciso enviar a ficha de cadastro preenchida e assinada; uma cópia atualizada do Estatuto vigente assinado pela diretoria; uma cópia da Ata de eleição da atual diretoria, também assinada; propostas de eventos a serem organizados; no caso de recadastramento, comprovantes de atividades e eventos organizados nos últimos quatro anos, reunidos em um arquivo único em pdf; e no caso de nova Associação, mídias sociais que comprovem a programação do ano e a existência da Atlética em processo de criação.
A divulgação do resultado será publicada no portal da Proece. Mais informações podem ser obtidas no edital ou pelo e-mail sepes.proece@ufms.br.
Texto e foto: Vanessa Amin