Neste mês de fevereiro, iniciam-se as inscrições para pessoas com 60 anos ou mais participarem das ações de ensino, extensão, cultura e esporte oferecidas pelo programa institucional de extensão Universidade Aberta à Pessoa Idosa (Unapi) da UFMS. São mais de cem atividades e, ainda, há a possibilidade de escolha entre 50 disciplinas presenciais em cursos de graduação, totalizando 3.235 vagas.
“A oferta de atividades tem crescido de maneira estruturada, acompanhando a expansão da Unapi na UFMS. Observa-se um envolvimento cada vez maior de docentes, técnicos e estudantes, o que evidencia que a comunidade universitária passou a reconhecer o programa como uma política institucional consolidada. Há, sim, um olhar diferenciado e mais atento às ações da Unapi, compreendendo sua importância estratégica para a extensão universitária”, destaca a pró-reitora de Extensão, Cultura e Esporte Lia Brambila.
A coordenadora da Unapi Camila Polisel destaca que, a partir desse ano, a Unapi está presente em todos os câmpus. “Nesse processo seletivo houve ampliação do número de polos, expandindo o alcance territorial do programa, que passa a contemplar também os municípios de Ponta Porã, Paranaíba, Chapadão do Sul e Nova Andradina. Essa ampliação fortalece o acesso da população idosa às ações de extensão universitária e amplia o público atendido”.
“O período de inscrição varia conforme o município, portanto o candidato deve consultar atentamente o cronograma do seu local de interesse. As inscrições podem ocorrer presencialmente e/ou online. É fundamental observar dias e horários das atividades, pois o candidato precisa ter disponibilidade para participação regular. O candidato pode se inscrever em até cinco atividades de extensão por semestre. Além disso, pode cursar até duas disciplinas isoladas de graduação presencial”, explica Camila. Segundo a coordenadora, o preenchimento das vagas ocorre por ordem de inscrição, e caso as vagas sejam preenchidas, o candidato poderá entrar em lista de espera.
Em Campo Grande, as inscrições podem ser feitas presencialmente, entre os dias 19 e 27 de fevereiro, na secretaria da Unapi localizada no prédio da Agência de Educação Digital e a Distância (Agead), localizada próxima à Reitoria. Entre 19 de fevereiro e 5 de março, as inscrições ocorrem nos câmpus de Aquidauana, Naviraí, Corumbá e Nova Andradina; entre 23 de fevereiro e 5 de março, em Três Lagoas, Coxim, Chapadão do Sul e Paranaíba; e, entre 2 de março e 5 de março, em Ponta Porã. A inscrição on-line pode ser feita nas páginas da Proece e da Unapi.
Plantas medicinas e qualidade de vida, atividades artesanais, alfabetização e letramento de pessoas idosas, oficina de memória, jogos de socialização e estimulação cognitiva, danças populares brasileiras, oficina de integração corpo-mente, xadrez, políticas públicas para pessoas idosas, inglês básico, espanhol, envelhecimento e doenças crônicas, cursos de informática, condicionamento físico, tai chi chuan, caminhada, vôlei, violão, alongamento e mobilidade, coral, dança de salão, defesa pessoal e jiu-jitsu, contabilidade, física, ciências biológicas, educação financeira, práticas integrativas em saúde, farmacologia, inteligência artificial, direito tributário, rodas de conversa, fisiologia, empreendedorismo, leitura e produção de textos, tecnologia da informação, ateliê matemático, turismo e memória, administração rural, gestão de recursos naturais renováveis, ecologia, floricultura e paisagismo, tecnologia de produtos agropecuários, introdução a psicologia, entre tantas outras atividades constam no rol de possibilidades para escolha.
A coordenadora avalia que a adesão ao programa nos câmpus tem sido positiva e crescente, com destaque para o envolvimento coletivo das equipes locais. “Todos têm trabalhado de forma articulada para ofertar atividades diversas, significativas e alinhadas às demandas da população idosa, fortalecendo o compromisso institucional com o envelhecimento ativo. A expectativa para este ano é de ampla procura e preenchimento das vagas ofertadas”, diz.
Segundo Polisel, o perfil predominante observado no programa é: mulheres e a faixa etária mais frequente entre 60 e 75 anos. Quanto às preferências, as atividades mais procuradas geralmente são as relacionadas a: esportes e práticas corporais, informática e tecnologia, saúde e qualidade de vida.
Fortalecimento da convivência social e integração
“Esperamos que a UFMS, por meio da Unapi, siga contribuindo para: o envelhecimento ativo e saudável; a inclusão da pessoa idosa no ambiente universitário; o fortalecimento da convivência social e comunitária; a promoção de um envelhecimento com dignidade, autonomia e participação cidadã. O programa reafirma o compromisso da universidade com ações extensionistas voltadas ao acolhimento e permanência da pessoa idosa na vida acadêmica e cultural”, ressalta a coordenadora.
Para isso, a intergeracionalidade é um eixo central e estruturante da Unapi. “O programa integra pessoas idosas da comunidade em atividades desenvolvidas no espaço universitário, com participação direta de: docentes, técnicos-administrativos, estudantes da graduação e pós-graduação. Esse convívio favorece a troca de experiências, saberes e vivências, fortalecendo o respeito entre gerações e promovendo integração social no ambiente acadêmico”, acrescenta Camila.
A pró-reitora Lia lembra também do apoio da gestão para o fortalecimento da extensão na UFMS. “É fundamental reconhecer o apoio da gestão da Universidade, especialmente da reitora Camila Ítavo e do vice-reitor Albert Schiaveto, que têm fortalecido a extensão como eixo central da Instituição, bem como o apoio da senadora Soraya Thronicke, cuja parceria contribui para a ampliação e sustentabilidade do programa”, fala.
De acordo com Lia, as pessoas idosas que têm participado da Unapi além redescobrirem o prazer de aprender, melhorar sua convivência e o estilo de vida. “O feedback dos alunos participantes tem sido muito positivo e, muitas vezes, emocionante. Eles relatam aumento da autoestima, ampliação das relações sociais, melhoria na saúde emocional e redescoberta do prazer pelo aprendizado. Muitos destacam que a Unapi representa um novo ciclo de vida, marcado pelo pertencimento e pela convivência em ambiente universitário. Esse retorno demonstra que o impacto do programa vai além do conteúdo oferecido, alcançando dimensões sociais, afetivas e identitárias muito significativas”, finaliza.
Saiba mais
A lista completa das atividades e disciplinas, bem como outras informações estão disponíveis no edital abaixo. Para dúvidas ou esclarecimentos, enviar e-mail para unapi.proece@ufms.br ou entrar em contato pelo telefone 67 3345-7992.
Texto: Vanessa Amin
Fotos: Arquivo Agecom
