Atividades culturais, esportivas e de lazer promovem o bem-estar da pessoa idosa

O Programa Institucional de Extensão Universidade Aberta à Pessoa Idosa (UnAPI) está no seu 11º ano e tem como objetivo fortalecer o desenvolvimento de ações integradas de ensino, pesquisa e extensão, com foco na autonomia, estímulo e independência que valorize a pessoa idosa. As atividades são semestrais e respeitam o calendário Acadêmico. As ações são realizadas  por professores e estudantes da Universidade.

Segundo a professora da Faculdade de Ciências Farmacêuticas, Alimentos e Nutrição, e coordenadora do projeto, Camila Polisel, além das atividades ofertadas, o idoso pode também participar de algumas disciplinas que são ofertadas em cursos de graduação, tornando a socialização mais presente. “Hoje estamos acolhendo pessoas idosas juntamente com os acadêmicos da graduação e isso para nós é sensacional porque promove a intergeracionalidade que é tão importante”, relata.

O projeto promove discussões relacionadas aos direitos e deveres da pessoa idosa.

Atualmente, 200 participantes estão matriculados nas diferentes oficinas e aulas do projeto, e alguns deles realizam as atividades remotamente. “Isso é muito interessante, porque temos a possibilidade de expandir a UnAPI para além dos muros da UFMS, pois possuímos pessoas de outros Estados que acompanham remotamente algumas das atividades, sejam elas gravadas ou assíncronas”.

Neste semestre, 19 ações estão em andamento, sendo elas de esporte, cultura e música, que trabalham a saúde mental, corporal, lazer e conhecimentos gerais dos participantes. Uma dessas ações é oficina MemorIDADE, que tem como finalidade proporcionar aos idosos a oportunidade de exercitar a memória, que ao longo da vida sofre algumas modificações cognitivas.

Segundo a coordenadora do UnAPI, os benefícios dos exercícios promovem a plasticidade cerebral e o auxílio na manutenção da capacidade cognitiva, além de trabalhar outros parâmetros como a linguagem, atenção, orientação no tempo e no espaço. Todos esses elementos são favoráveis para a melhoria da saúde e prevenção de doenças.

As atividades também são realizadas via internet

A expectativa é que, futuramente, o programa seja expandido para outros Câmpus, como forma de valorização da pessoa idosa. “A nossa expectativa enquanto coordenação do programa é que a cada semestre possamos atingir um público-alvo maior, para avançarmos não somente aqui em Campo Grande mas em outros Câmpus. A UnAPI já existe em Três Lagoas e desejamos que outras cidades  sejam alcançadas, mediante apoio de docentes e estudantes interessados por temas da gerontologia”, esclarece.

A secretaria da Universidade Aberta à Pessoa Idosa fica localizada na Cidade Universitária e as informações podem ser acessadas pelo site da pró-reitoria de Extensão, Cultura e Esporte.

 

Texto: Lizandra Rocha (bolsista da Agecom)

Fotos: acervo UnAPI