Jpeg

Atividade de integração expõe materiais de tecnologia assistiva e informações

Na atividade de integração intitulada “Tenho um colega com deficiência e agora?” os materiais de tecnologia assistiva da UFMS são expostos por técnicos administrativos e bolsista da Divisão de Acessibilidade e Ações Afirmativas, da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis. Além da explicação sobre cada um dos aparelhos os interessados podem obter informações sobre deficiência e interação. A atividade faz parte da campanha Eu Respeito, que em junho promove as ações afirmativas que garantem igualdade.

Para o Técnico em Assuntos Educacionais Vanderley Rodrigues da Silva “é interessante que as pessoas conheçam os materiais e o trabalho de acompanhamento ofertados pela Divisão para que possam auxiliar algum colega com deficiência”.

O acadêmico de Psicologia e bolsista Lorhan de Souza contou que há algum tempo um conhecido que tem deficiência auditiva chegou a desistir de uma graduação por não ter o acompanhamento. “Não sei informar se na época e na instituição que cursava não havia setor responsável que pudesse atendê-lo em sua necessidade ou se havia e ele não tinha conhecimento mesmo, por isso demonstrar os recursos disponíveis e passar informações sobre esse acompanhamento que pode ser feito pela Divisão é importante”, disse.

Richard mostra o aparelho Linha Braile

“Por meio desse contato com a comunidade tentamos mostrar como agir com uma pessoa com deficiência e quebrar um pouco as barreiras e dirimir as dúvidas”, explicou Richard Marques, Assistente em Administração.

Um dos materiais que chama a atenção é o Linha Braile, um aparelho que deve ser conectado ao computador por meio de um cabo USB e dispõe as informações que aparecem na tela em uma linha de pinos, em braile.

Entre os diversos materiais expostos estão também uma máquina de escrever em braile, um rotulador que cria etiquetas em braile; mouses adaptados para pessoas com baixa mobilidade; teclado ampliado para pessoas com baixa visão; canetas perfumadas para auxiliar pessoas com deficiência visual; calculadora sonora; dominó tátil; bola com guizo; cadeira de rodas e bengalas.

“Temos ainda uma impressora em braile e mesas adaptadas que  estão disponíveis na Divisão. Todas podem ser usadas pelos acadêmicos, técnicos e docentes. Nós também orientamos quanto à acessibilidade nos eventos”, lembrou Vanderley.

A Atividade de Integração será novamente realizada no período da manhã do dia 14 nas salas do curso de Pedagogia na SEDFOR; no dia 20, na Faculdade de Odontologia (Faodo) no período da tarde; no dia 21 na Escola de Administração e Negócios (Esan) no período noturno; e no dia 26 na Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (Famez) no período matutino.

Para os participantes será emitida declaração de horas de atividades complementares.

Eu Respeito!

UFMS, a Nossa Universidade