Atendimento psicológico oferece apoio a estudantes e servidores

Plantões psicológicos e rodas de conversa sobre saúde na pandemia visam auxiliar a comunidade universitária

Após um ano de pandemia no Brasil, a manutenção da saúde mental e emocional segue sendo um dos aspectos mais importantes para prosseguir em meio aos desafios sem precedentes impostos pela Covid-19.

O cuidado com a comunidade acadêmica é de extrema importância para a Universidade e, em 2020, na elaboração do Plano de Contingência da UFMS, foi criado o eixo Cuidado com as Pessoas. De lá para cá, foram instituídas ações diversas com foco na saúde dos estudantes e servidores, como as atividades do projeto QuarenTEMA (grupo literário, rodas de conversa), realização de oficinas, atendimento aos estudantes com deficiência, atendimento aos estudantes e servidores com mais de 60 anos e plantões de atendimento psicológico.

Atendimento psicológico

Em 2021, as ações focadas na saúde durante a pandemia seguem ocorrendo. Os estudantes e servidores que notarem necessidade, devem preencher o formulário disponível em link.ufms.br/atendimentopsicologico que um dos profissionais de Psicologia da Universidade entrará em contato por e-mail para agendar o atendimento.

No plantão, realizado totalmente on-line, é feito o acolhimento, a escuta, a orientação e até mesmo o encaminhamento dos casos que forem necessários às unidades de atendimento psicológico do Sistema Único de Saúde. “No ano de 2020 foram realizados 1003 atendimentos a 384 estudantes de todos os câmpus da UFMS”, conta Ana Lúcia de Souza, psicóloga vinculada à Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Proaes).

As sessões são agendadas conforme a disponibilidade do profissional e do estudante ou servidor. O horário de expediente é das 7h às 11h e das 13h às 17h, de segunda a sexta-feira. “Podem ocorrer algumas exceções quando a pessoa a ser atendida não dispõe desses horários. O profissional pode atender fora do horário regular, mas sempre de segunda a sexta-feira”, aponta a psicóloga.

Rodas de conversa

As rodas de conversa sobre temas relacionados ao momento atual também seguem sendo realizadas sob o guarda-chuva das ações do projeto QuarenTEMA e da campanha Eu Respeito, e a previsão é que ocorram ao longo de todo o ano.

Em abril, por exemplo, estão programadas as rodas de conversa “Bons hábitos para o ensino remoto: alimentação e ergonomia”, no dia 14; “‘Aquele adeus, não pude dar’: lidando com lutos e perdas na pandemia”, no dia 22; e “Como a ciência pode nos ajudar a estudar melhor?”, no dia 28.

Caso sinta que precise, não deixe de procurar ajuda! A Secretaria de Atenção à Saúde do Estudante pode ser contata pelo e-mail sease.proaes@ufms.br ou pelo telefone (67) 3345-7135 (funciona também via WhatsApp); e a Secretaria de Qualidade de Vida no Trabalho e Diretoria de Desenvolvimento Pessoal e Profissional está disponível pelos e-mails psicologia.progep@ufms.br ou pelos telefones (67) 3345-7229 (somente mensagens e ligações via WhatsApp).

Eu Respeito!

UFMS, a nossa Universidade!

Texto: Leticia Bueno