Aquidauana tem novo prédio inaugurado

dsc_3478Na manhã de hoje (17) a Reitora, professora Célia Maria Silva Correa Oliveira, inaugurou um novo prédio na Unidade II do câmpus de Aquidauana (CPAQ). As instalações contam com salas de aula, laboratórios e salas para professores.

A nova edificação leva o nome da professora Nilza de Almeida Lemos Cabrita do curso de Letras, em uma homenagem póstuma. Heider de Almeida Cabrita, filho da professora disse que já era um desejo da família realizar algo que pudesse celebrar sua vida e contribuição à educação. “Ficamos felizes com a homenagem da UFMS. O professor Auri nos disse que fizeram votações em busca de um nome e que ela foi lembrada por muitos e com tanto carinho! Em nome da minha irmã e de meu pai, de meus familiares, agradeço a homenagem”.

dsc_3583De acordo com o Diretor do CPAQ, professor Auri Claudionei Matos Frubel a inauguração atende a uma urgência do câmpus. “A unidade I está precisando de reformas em sua infraestrutura, ao trazermos os cursos para cá poderemos realizar essa demanda e ainda atenderemos a um anseio antigo da comunidade acadêmica que é a unificação discente. O câmpus de Aquidauana hoje tem 1200 alunos e temos obviamente o interesse em trazer mais cursos, para isso a infraestrutura é muito importante”. O professor ainda ressaltou que o câmpus não recebeu apenas esse prédio, mas nos últimos tempos pôde realizar outras reformas, recebeu equipamentos e melhorou substancialmente o quadro de professores, passando de 62 para 82 nos últimos três anos. “Hoje há um equilíbrio entre os cursos, ainda temos muito a melhorar, algumas necessidades que precisam ser atendidas, mas já avançamos muito. Parabenizo e agradeço a todos os colegas, com a colaboração e nosso trabalho em equipe o CPAQ tem crescido muito”, finalizou.

O Deputado Estadual Felipe Orro agradeceu em nome dos aquidauanenses e lembrou que há quinze anos, quando era prefeito da cidade, teve a oportunidade de ver os primeiros tijolos da UFMS serem colocados. “Estou muito feliz hoje de ver a continuidade e o crescimento desse investimento, é um grande impulso para a cidade. A Universidade Federal é a mola propulsora do saber, do conhecimento e do desenvolvimento também. Parabenizo, agradeço e peço que a próxima administração da Instituição continue olhando com carinho pra nossa comunidade, para esse câmpus”, afirmou.

A secretária municipal de educação, Gleide Godoy Veloso Gomes, declarou que todo investimento no município e especialmente em educação agrega muito valor à comunidade. “Nos beneficiaremos desse espaço quando nossos alunos aqui estiverem desenvolvendo conhecimentos e capacidades que os farão excelentes profissionais, e assim eles muito contribuirão para nosso município”.

dsc_3645A Reitora afirmou ter grande satisfação em receber os presentes nas novas instalações, agradeceu a todos o empenho e lembrou que a conquista não é apenas da Reitora, mas de todos os que trabalharam nesses anos para colocar a Instituição entre as 40 melhores universidades do País. A professora cumprimentou de forma especial alunos e alunas que são razão de tanta dedicação e sobre a nova estrutura pediu: “utilizem-se dela, zelem por ela e se empenhem para alcançar os melhores resultados, porque estão tendo o privilégio de estudar na melhor universidade de Mato Grosso do Sul”. A Reitora finalizou dizendo que as novas instalações foram entregues “para que novas conquistas sejam almejadas, para que tenhamos condições ideais de produção, para que possamos estimular cada vez mais nossos alunos na produção do conhecimento, e que esse conhecimento possa realmente agregar qualidade de vida à comunidade em geral”.