Aquidauana sedia em maio Congresso Internacional de História Regional

A quinta edição do Congresso Internacional de História Regional será realizada no câmpus de Aquidauana (CPAQ) de 15 a 17 de maio. O tema será “A Guerra da Tríplice Aliança contra o Paraguai na visão dos historiadores sul mato-grossenses e paraguaios”.

De acordo com a primeira circular do evento, a proposta é “estimular novas discussões sobre o tema da Guerra da Tríplice Aliança contra o Paraguai e seus desdobramentos posteriores, no intuito de buscar uma interpretação supranacional a respeito de um evento de fundamental importância para a conformação territorial e geopolítica da região platina, em particular, e da América do Sul”.

Os eixos temáticos a serem trabalhados são: A Bacia Platina: História, historiografia, memória, ideologia e identidade; Povos indígenas, estados nacionais, fronteiras, expropriação territorial indígena;  Fronteira, Turismo e relações de vizinhança; Educação na/ para a América Platina; e Os militares e a nação: formação, discurso e ação política.

O congresso é organizado pelos cursos de História, Geografia, Turismo e o Mestrado em Geografia do CPAQ e o Mestrado em Estudos Fronteiriços do Campus do Pantanal (CPAN), com o apoio do governo do Estado de MS, das fundações estaduais de Cultura e de Turismo, e prefeituras municipais de Aquidauana e Anastácio.

O envio de trabalhos e os prazos e formas para inscrição devem ser divulgados em breve com o lançamento do site do evento. A primeira circular e mais informações já podem ser obtidas neste link ou por meio do email vcongressointernacional@gmail.com.

 

Texto: Ariane Comineti