A apresentação musical Vox praeterita abre a temporada de atividades do segundo semestre do projeto Madrigal UFMS, com obras renascentistas de Claudio Monteverdi, John Bennet e Tomás Luis de Victoria. A primeira apresentação será nesta quarta-feira, 20, no Sesc Cultura, localizado na Avenida Afonso Pena, nº 2.270, Centro. A entrada é gratuita e aberta ao público. Os ingressos devem ser reservados na página.
Regida pelo maestro e coordenador do Núcleo Sinfônico da UFMS, Jorge Geraldo, a apresentação será diferenciada e conta com a participação de convidados. “Vamos apresentar ao público um repertório do período renascentista com muita produção de música vocal, coral e de vários gêneros da música sacra e secular. Também teremos o professor Gustavo Penha, que vai tocar teorba e guitarra barroca, que são dois instrumentos que remetem a músicas antigas”, conta o maestro.
Com o espetáculo, de aproximadamente de 45 minutos, o público vai conferir aspectos da música da renascença por meio do repertório e de uma abordagem didática. “O público vai ouvir motetos, madrigais e villancicos, que são gêneros da época bem característicos, além de passar por várias fases do renascimento, como no século 15, que tem villancicos de cancioneiros populares desde a época medieval, até chegar no madrigal do Monte Verde, que já é um compositor que está conectando o renascimento com o período barroco”, explica.
Neste semestre, o conjunto realiza uma temporada de apresentações em vários locais. “Realizamos três apresentações no primeiro semestre e agora vamos realizar as apresentações em vários locais, para que o público conheça esse repertório”.
A programação terá sopranos, contraltos, tenores e baixos do Madrigal, que envolve 18 componentes, entre estudantes, egressos, professores da Universidade. O Madrigal UFMS é uma ação de extensão e pesquisa coordenada pelos professores do Curso de Música, Manoel Câmara Rasslan e Jorge Augusto Mendes Geraldo, e vinculada aos projetos Movimento Coral da UFMS e Núcleo Sinfônico UFMS.
Texto: Lúcia Santos
