Apresentação de junho do Movimento Concerto será nesta sexta-feira

Na sexta-feira, 18, a partir das 19h30, será transmitida pelo canal da TV UFMS a edição de junho do programa Movimento Concerto. A apresentação será dos estudantes do curso de Música Caio Fortunato e Henrique Lucena.

Caio irá tocar violino e o repertório faz parte do seu recital avaliativo de conclusão de curso. “É um concerto do período romântico, do compositor alemão Max Bruch, para violino e orquestra, e será executado em conjunto com o pianista Nillo Cunha”, explica.

Já Henrique irá apresentar quatro peças tocando o instrumento violoncelo. “A primeira peça será a Suite nº 2 i-Prelude em ré menor, de Bach. Em seguida, o Primeiro Movimento do Concerto para violoncelo em dó maior, de Joseph Haydn. A terceira peça será O Canto do Cisne Negro, de Villa-Lobos; e a quarta peça será Les Mots Sont Allés, de Luciano Berio”, conta o estudante.

Por conta da pandemia de Covid-19, todas as apresentações do Movimento Concerto estão sendo gravadas previamente no Teatro Glauce Rocha pela equipe da TV UFMS, da Agecom, para serem transmitidas remotamente. “Tem sido uma experiência muito diferente fazer os concertos de maneira gravada sem o público no teatro, mas também uma boa oportunidade para todos os músicos que participam poderem voltar aos palcos. Com certeza o público pode esperar um concerto feito com muito empenho e uma música de muita qualidade. No caso desse concerto, serão dois alunos que estão em fase de conclusão de curso, então também será muito bom que a comunidade prestigie esses alunos e a produção do curso de música da UFMS, e que conheçam um pouco mais sobre a música clássica”, destacou o coordenador do projeto, professor William Teixeira.

Segundo William, além da apresentação desta sexta-feira, os concertos de dezembro também terão produções de estudantes do curso de Música.

Por meio do Movimento Concerto são realizadas apresentações musicais gratuitas e abertas à comunidade, com o objetivo de democratizar o acesso a este tipo de repertório. Na programação constam apresentações mensais de abril a dezembro. A ação faz parte da campanha Eu Respeito, que neste mês destaca as ações de preservação e conservação do meio ambiente.

Eu Respeito!

UFMS, a nossa Universidade!

Texto: Lucas Caxito (estagiário de Jornalismo)