Anais do Integra UFMS 2022 estão disponíveis para acesso

Os anais do Integra UFMS 2022 estão disponíveis para consulta no endereço eletrônico: integra.ufms.br/anais-2022. Com mais de 1.100 páginas a publicação reúne o resumo de todos os trabalhos apresentados no maior evento científico de Mato Grosso do Sul.

O Integra UFMS 2022 foi realizado entre os dias 24 e 28 de outubro, no Ginásio Moreninho, e contou com a participação de estudantes de todos os câmpus. Foram aprovados e apresentados 1170 trabalhos, dos quais 675 resultam de programas de pesquisa, 290 de extensão, 185 de ensino e 20 de empreendedorismo e inovação. Todos os trabalhos passaram por uma revisão preliminar, foram apresentados em formato de pôster e foram avaliados, em média, por três avaliadores da área.

Os vídeos dos trabalhos estão disponíveis no canal da TV UFMS, para divulgar e popularizar a ciência.

Premiados

A premiação do Integra UFMS 2022 foi transmitida ao vivo pelo canal da TV UFMS e contemplou os trabalhos de acordo com as áreas de conhecimento, pró-reitorias e agências. A edição deste ano teve, ainda, um bônus: o prêmio melhor avaliador.

O trabalho “Monitoria de fundamentos de enfermagem I” foi o escolhido pela Pró-reitoria de Graduação, enquanto a Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Esporte elegeu o Projeto Sabores: oficinas de aproveitamento alimentar com frutos nativos do cerrado e Pantanal como a melhor apresentação. A Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação premiou o trabalho Efeitos da associação entre treinamento intervalado de alta intensidade (HIIT) e creatina no perfil nutricional e composição corporal de ratos e as Agências de Educação Digital e à Distância e de Internacionalização e de Inovação escolheram o Evento: O Fomento da Juventude no Ecossistema de Mato Grosso do Sul.

Com relação às áreas do conhecimento, os avaliadores definiram o trabalho Estudo químico e avaliação dos potenciais antioxidante e antitumoral de uma amostra de própolis produzida por abelha sem ferrão ocorrente no Cerrado de Mato Grosso do Sul como o melhor em Ciências Exatas e da Terra. Na área de Ciências Biológicas, o melhor avaliado foi o trabalho O Cordel como proposta pedagógica no ensino de Ciências”.

Na área de Engenharias, o premiado foi o trabalho “Uso de digestato anaeróbio de microalgas como biofertilizante na agricultura”. O projeto “Ginástica Laboral no Cpaq” foi premiado na área de Ciências da Saúde. Para a área de Ciências Agrárias, a melhor avaliação foi para o trabalho “Epidemiologia da verminose em equinos adultos criados a pasto”.

Nas Ciências Sociais Aplicadas, o trabalho “Arbomais: Identificação e registro de características morfométricas da arborização urbana para inventário quali-quantitativo” foi o premiado. Já nas Ciências Humanas, o escolhido foi “A baronesa de Vila Maria: trajetória de vida e elites em Corumbá no final do século XIX (Cpan)”. Por fim, o projeto “O lugar da História na narrativa autobiográfica em Contravida de Augusto Roa Bastos” recebeu a melhor avaliação na área de Linguística, Letras e Artes.

A edição de 2022 teve o prêmio de melhor avaliador, com aquele que se destacou pela dedicação na análise dos trabalhos. Sanderson da Silva Coelho foi premiado, após realizar 51 avaliações.

Texto: Crislaine Oliveira/Mylena Rocha