Com o título “Família dos jogos esportivos com raquetes: metodologia e procedimentos pedagógicos”, artigo de petiana(o)s do curso de Educação Física da UFMS foi publicado no volume 25, número 4 (2017) da Revista Brasileira de Ciência e Movimento, classificada no estrato B2 da área 21 no Web Qualis da CAPES. A autoria é de Laura Cecília Leite de Souza, Katiane Telma Oliveira Lourenço Calado e Cláudio Benites da Silva, sob tutoria e orientação do professor Junior Vagner Pereira da Silva e parceria interinstitucional com o professor Riller Reverdito da UNEMAT/UNICAMP.
Caracterizado como inédito no meio acadêmico, o artigo é fruto de pesquisa desenvolvida em espaços escolas e não-escolas em 2015, onde, por intermédio da análise teórico e experimental, foi desenvolvida uma proposta metodológica de ensino dos esportes com raquetes a partir da teoria da família dos jogos esportivos.
Defendendo que os jogos com raquetes dispõem de características específicas e auto afirmativas que os constituem como únicos – elementos estruturais (regras, implemento, jogadores e alvo), elementos funcionais operacionais de ataque (lançar a bola/implemento para o espaço adversário com o objetivo de marcar pontos) e de defesa (controlar a bola devolvendo para o espaço adversário) e regras de ação de ataque (tentar marcar o ponto, tentar lançar a bola com maior nível de dificuldade e controlar a bola para devolver ao campo adversário) e defesa (antecipar a trajetória do ataque, persuadir o erro do adversário, impedir o ponto) são similares em todos -, os autores apresentaram uma proposta de ensino dos esportes com raquetes que contemplam quatro modalidades – frescobol, tênis de campo, quimbol, beach tênis.
Segundo o professor Junior Vagner Pereira da Silva, além de indicar os impactos positivos que o Programa de Educação Tutorial tem na formação acadêmica dos discentes em Educação Física, pautando-se na tríade ensino, extensão e pesquisa, ratificando a importância de permanência e ampliação desta política nacional de formação, a publicação do artigo é de grande relevância para motivação e criação de condições para que os acadêmicos envolvidos disponham de maiores chances a ingressarem em programas de Mestrado e Doutorado, “direcionamento que vem sendo explorado com êxito pelo PET-Educação Física, pois ao longo dos seus 11 anos de existência, além de corroborar significativamente para formação de professores para Educação Básica, dentre os acadêmicos que frequentaram o programa, cinco se encontram em processo de doutoramento e mais de 10 titulados (ou em processo de titulação) em Mestrado em Educação Física, Educação ou Saúde e Desenvolvimento do Centro Oeste, alguns deles lecionando no Ensino Superior em faculdades do município”, conta.
Mais informações: https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCM
