Os alunos do 1º e 2º ano do curso de turismo da UFMS do câmpus de Campo Grande fizeram viagem técnica para conhecer as instalações e infraestrutura turística de Bonito MS, município a 260km da capital. O grupo composto por 15 alunos e dois professores seguiu rumo a cidade no dia 18 de Dezembro de 2015.
Durante a visita técnica foram conhecidos os principais pontos turísticos da cidade, como a Gruta do Lago Azul, Balneário Municipal, o Hotel Resort Zagaya, Hotel Cabanas, Nascente Azul e as dependências do câmpus de Bonito da UFMS. Essa viagem é muito importante na prática, é diferente e tem muitas coisas que não se vê em sala de aula que é necessário, comenta a estudante do 4º semestre do curso, Jéssica Araújo. O coordenador do curso também reitera a importância dessa visita para formação dos acadêmicos. É uma integração, proporciona uma experiência como turista, vivência prática como turismólogo desenvolvendo olhar crítico como formação, explica Erick Wilke.
Além dos passeios por Bonito, os alunos participaram de palestras com professores e pesquisadores da região, uma delas com o presidente do COMTUR (Conselho Municipal de Turismo), Marcos Dias Soares que apresentou aos acadêmicos, a estrutura de gestão pública, modelo de conservação e parcerias existentes no município. Bonito mostra que o pensamento coletivo dá certo, é um desafio possível graças ao modelo de preservação e empenho das atividades em conjunto, comenta Marcos Dias.
Os acadêmicos aproveitaram ainda para momentos de descontração e lazer, conheceram a vida noturna e locais de hospedagem. Uma das visitas foi no Hotel Resort Zagaia um reconhecido resort na cidade. O presidente do Grupo Zagaia, Guilherme Miguel Poli, recebeu os acadêmicos para uma breve visita nas dependências do hotel, e pôde expor sua visão como empresário e turismólogo. Bonito é um local de paisagens exuberantes de clima bem natural, e aqui no resort não abrimos mão de conforto e mordomias diante desse contato indescritível com a natureza, ressalta Guilherme.
Bonito é um dos redutos turísticos mais procurados do país, reconhecido internacionalmente como o melhor destino de ecoturismo. Os estudantes seguiram para o município com ônibus da UFMS. Com o sucesso da viagem, a ideia é que o curso realize ao menos mais duas visitas técnicas com a turma, e que as viagens passem a fazer parte do calendário de atividades regulares da graduação.
Fonte: Richard Lima – BRAVA – Empresa Júnior de Comunicação Social UFMS
