Alunos da Universidade participam de Dia Mundial da Limpeza

Com iniciativa própria, acadêmicos de mais de dez cursos de graduação da Cidade Universitária participarão do Dia Mundial da Limpeza. A ação voluntária será realizada neste sábado, dia 15, a partir das 7h30, no Centro de Educação Ambiental Imbirussu. O objetivo da ação é a reflexão e a conscientização sobre a gestão do lixo, mostrando que o problema é de todos nós.

“Além de movimentar o maior número possível de acadêmicos, é importante despertar a consciência para a questão do desperdício e do lixo. Na Academia, temos uma visão bem teórica e essa é a oportunidade de atuar na prática e poder alterar de forma efetiva toda a sociedade na qual estamos inseridos. Vamos atuar numa sociedade, e a sociedade que vamos atuar é fruto do que estamos construindo hoje”, acredita a acadêmica de Psicologia, Jessica Murakami, que participará da ação.

O egresso do curso de Direto da UFMS, Bruno Cazeiro Astofi, faz parte da organização municipal do evento e diz que o apoio da Universidade ressalta a consciência ambiental, junto com a prática, para os alunos. “Trazer a consciência ambiental por meio de ações efetivas desperta também para uma formação mais consciente dos jovens em participar da sua comunidade e de projetos como este. A formação acadêmica fica mais robusta quando vai para a prática, e a consciência ambiental faz parte da formação do cidadão como um todo”, argumenta.

Além da UFMS, outras instituições, escolas e a população em geral estarão presentes no evento.

NA UFMS – Além da participação dos alunos na ação no Centro de Educação Ambiental Imbirussu, os acadêmicos também se mobilizaram para realizar a limpeza no Bloco 6, na Cidade Universitária. O movimento faz parte do Dia Mundial da Limpeza e será realizado no mesmo horário. A ação cívica começou em 2008, na Estônia, onde reuniu mais de 50 mil pessoas. Depois de dez anos, diversos países do mundo aderiram ao movimento, que reúne voluntários e parceiros para diminuir o lixo e despertar a consciência de sua má administração. Em sua primeira edição no Brasil, a ação visa reunir centenas de pessoas para participarem da limpeza em conjunto de diferentes locais. No Estado, além da cidade de Campo Grande, a ação também será realizada em Dourados e Aquidauana.

Os alunos que tiverem interesse em participar do Dia Mundial da Limpeza deverão se inscrever no link.

Texto: Gustavo Zampieri (estagiário de Jornalismo)