Alunos da Escola Estadual Vespasiano Martins visitam a Cidade Universitária

Como parte da programação da 7ª Semana Nacional de Arquivos, 25 alunos do Ensino Médio da Escola Estadual Vespasiano Martins, de Campo Grande, visitaram a Cidade Universitária nesta terça-feira, 6, e conheceram espaços históricos da Universidade, como a Esplanada do Morenão, Parque da Ciência, Monumento Símbolo, Concha Acústica, Corredor Central, Teatro Glauce Rocha e o Arquivo Central, da Agência de Comunicação Social e Científica.

A arquivista Débora Ressquel explica que é a primeira vez que alunos fazem essa visita ao arquivo. “Nosso objetivo é mostrar que tem vida aqui, as pessoas têm o hábito de se referir ao arquivo como algo morto e não é assim. Trazer os alunos, é uma super oportunidade para conhecerem a história da Universidade. E a visita terminou no arquivo, com uma exposição de fotos históricas de lugares que eles passaram e assim conseguiram ver o início de tudo”.

O professor Oliveiro Rosa destacou a importância dos alunos conhecerem o espaço. “A visão deles fora da sala de aula é essencial, nós sempre comentamos sobre a Universidade e eles vindo até aqui e ver de perto é proporcionar uma vivência diferente do que estão acostumados”.

Para os alunos, a experiência foi enriquecedora e muitos não sabiam da história da Instituição. “Achei muito bacana todos os locais que passamos, a história chamou muito a minha atenção e ver as fotos do começo da UFMS é bem interessante, a gente consegue ver como os lugares mudaram ao longo do anos, é tudo bem diferente, até a paisagem”, contou o aluno do 1º ano Henrique Queiroz.

A visita faz parte do Programa Institucional Vem pra UFMS, que tem o objetivo de apresentar espaços de Ensino, Pesquisa, Extensão, Inovação e Empreendedorismo da Universidade.

Agendamento de visitas ao Parque da Ciência

As visitas ao Parque da Ciência são destinadas a grupos escolares ou qualquer pessoa que tenha interesse em aprender ciência de uma forma lúdica e interativa. Para isso, basta preencher um formulário informando dia e horário de interesse.

Localizado na Esplanada do Morenão, o parque recebe visitas nas segundas, terças e sextas-feiras durante o período da manhã e da tarde. O tour pelo espaço é guiado por monitores capacitados pela equipe da Diretoria de Popularização da Ciência, da Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Esporte para a recepção dos visitantes.

“O Parque da Ciência é uma das ações que mostram os monumentos da física, onde se aprende brincando. Os professores de Física podem preparar suas aulas e trazer seus alunos para praticar nos monumentos do parque”, disse a diretora de Popularização da Ciência, Lia Brambilla.

São nove monumentos: Cadeira de Beuchet, Espelhos Curvos, Pêndulo de Newton, Balanço de Ressonância, Tubo de Atraso de Som, Mosaico Interativo, Alavanca de Arquimedes, Carrinho sobre trilhos e Espelhos Parabólicos de Som. E neste ano foi preparada uma nova atração, uma geodésica, para atrair a atenção das crianças e adolescentes para as aulas de geometria.

Mais informações, acesse https://parquedaciencia.ufms.br/

 

Texto e fotos: Bianka Macário