Alunos da Educação Básica participam de atividades de ginástica artística no Festival Mais Esporte

Como parte da programação do Festival Mais Esporte, na manhã de hoje, alunos da Educação Básica com idades entre 6 e 12 anos participaram de atividades de ginástica artística na Academia Escola da Cidade Universitária, e puderam praticar exercícios de trave, solo, espaldar, barras e salto.

O pró-reitor de Extensão, Cultura e Esporte (Proece), Marcelo Fernandes, parabenizou a adesão dos estudantes do Curso de Educação Física e dos Câmpus nas atividades do Festival que está em sua 5º edição. “A gente abre as portas da Universidade, os câmpus aderiram e temos todos eles envolvidos, então é uma atividade extensionista por excelência e que fomenta a saúde e coisas boas na sociedade”.

O pró-reitor ressaltou ainda as atividades são voltadas à toda sociedade e não apenas aos membros da comunidade universitária. “Tem muita atividade para todas as faixas etárias”.

A secretária de Projetos e Eventos Esportivos da Proece, Edineia Ribeiro, destacou que o as atividades seguem até sábado, dia 27, com palestras, torneios e workshops. “É um evento em que teremos diferentes ações em que a gente olha para o esporte no contexto participativo, lazer, saúde, contexto educacional para as crianças e no contexto de rendimento pensando principalmente nos nossos universitários para a qualificação do atleta”.

Para a atividade de ginástica artística com as crianças, a professora do curso de Educação Física, Sarita Bacciotti, explica que foi feito um planejamento pelos estudantes de graduação.  “Há algumas semanas nós já estamos preparando os planos de aula, as atividades que serão executadas, discutindo os fundamentos da ginástica que seriam inseridos na aula e a escolha cuidadosa de cada atividade. Para as crianças é um dia de festival, um dia de vivência da ginástica. Elas têm a oportunidade de conhecer os aparelhos da ginástica artística e os fundamentos de todas as modalidades ginásticas”, explica.

Para o estudante do 1º semestre do Curso de  Educação Física, Leonardo Farias de Montenegro, a expectativa é que os participantes possam aproveitar ao máximo toda a programação de esportes, em especial da ginástica artística.

“Eu estou bem ansioso porque tenho uma certa experiência, pois, fico na Brinquedoteca da Universidade e eu espero que as crianças possam exercer bem as atividades propostas na ginástica artística que nós preparamos”, destaca o estudante.

Uma das participantes é Daiane Laura Bogarim da Silva, de 11 anos. Ela conta que não tinha contato com a ginástica artística, mas já havia assistido pela televisão e que mesmo tendo algumas dificuldades acredita aprenderá coisas novas.

“Eu achei um pouco difícil, mas, minha expectativa é aprender novas coisas, novos exercícios”.

Jonathans Brachmann, de 10 anos, explicou que já havia pesquisado alguns exercícios de ginástica na internet. “Eu acho que tudo vai ser muito legal e que bastante gente vai aprender muitas coisas”.

Nos dias 22 e 23 no período vespertino, alunos da Rede Municipal de Ensino participaram de competições de futsal, nas quadras da Cidade Universitária.

A programação do Festival Mais Esporte pode ser acompanhada aqui .

 

 

Texto: Mirtes Ramos

Fotos: Mirtes Ramos e Thalia Zortéa